PREVISÃO PARA SÁBADO, DIA 26
SUDESTE
Neste sábado, dia 26, a chegada de uma frente fria ao Sudeste volta a organizar um canal de umidade sobre a região. Com isso, o dia já amanhece com céu mais encoberto e há previsão de chuva a qualquer momento do dia para todo o Sudeste. As chuvas mais fortes se concentram no sul de Minas Gerais, onde alguns municípios podem acumular volumes superiores a 60 mm.
Também há risco de temporais, mas de forma ligeiramente mais fraca e isolada no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Como a chuva se alterna com períodos em que o sol aparece e os ventos seguem soprando de norte em grande parte da região, apesar de uma pequena queda nas temperaturas, o calor ainda predomina.
SUL
A frente fria se afasta rapidamente da região no sábado, e a entrada de uma massa de ar mais seco já garante a volta do tempo firme para os três Estados do Sul. Apenas em alguns pontos da divisa do Paraná com São Paulo ainda há condição para pancadas isoladas.
Com ventos que passam a soprar de sul, as temperaturas despencam e os termômetros voltam a atingir valores abaixo de 10°C durante a madrugada em alguns pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Mesmo com a presença do sol, as temperaturas não sobem muito ao longo do dia e só faz calor no Paraná.
CENTRO-OESTE
No sábado, a passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste mantém o tempo instável e com condição para chuva a qualquer momento do dia na parte norte do Centro-Oeste. Apesar de haver uma pequena redução nos riscos de temporais, ainda há previsão de chuvas fortes entre Goiás e Mato Grosso.
Em Mato Grosso do Sul, o tempo firme predomina e a chuva se resume a pancadas isoladas. De uma forma geral, as temperaturas se elevam na região.
NORDESTE
No sábado, a instabilidade segue perdendo força no Nordeste e a chuva fica restrita a eventos de pancadas isoladas sobre a Bahia e partes do Piauí e Maranhão. As temperaturas, tanto a máxima quanto a mínima, seguem em elevação e a umidade do ar fica abaixo do ideal em grande parte do interior.
NORTE
No sábado, apesar da previsão de chuva para grande parte da região Norte, a condição para temporais diminui. Apenas ao longo da costa do Amapá ainda há previsão de chuvas mais intensas e generalizadas.
A faixa entre o oeste do Amapá e Roraima terá o predomínio de tempo seco e mais uma tarde com baixa umidade do ar. As temperaturas se elevam em toda a região e a tarde será de calor extremo no oeste.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
No domingo, a frente fria estaciona sobre o litoral do Espírito Santo e mantém o tempo instável e com previsão de chuva forte sobre os Estados capixaba e mineiro. No Rio de Janeiro, há previsão de pancadas de chuva isoladas no fim da tarde e, na maior parte do Estado de São Paulo, o tempo volta a ficar firme.
Com o tempo mais fechado e os ventos que sopram de sul, a faixa entre o litoral de São Paulo e chega ao litoral sul do Espírito Santo, passando pelo Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais terá uma queda nas temperaturas. Nos demais pontos da região, o calor continua.
Na segunda, o canal de umidade mantém a condição para chuvas mais ao norte da região, com maior intensidade sobre o norte mineiro. Na terça, o tempo segue instável sobre Minas Gerais e parte do Espírito Santo. O destaque passa a ser a chuva no oeste mineiro, onde os volumes acumulados podem chegar aos 60 mm. Ao longo da próxima semana, volta a chover forte sobre São Paulo e, mais ao norte da região, o tempo firme volta a predominar.
SUL
No domingo, a massa de ar frio e seco avança pela região garantindo mais um dia de tempo firme e com temperaturas baixas. A madrugada será fria, mas, com poucas nuvens no céu, as temperaturas sobem mais rapidamente e faz calor no oeste. Além do calor, o oeste terá uma tarde com baixa umidade do ar, principalmente na Campanha gaúcha, onde os valores ficam abaixo de 30%.
Na segunda e terça, o tempo segue firme no Sul e as temperaturas entram em elevação. Além disso, com o maior período sem chuva, a umidade segue caindo e deixando vários municípios gaúchos em estado de atenção em virtude do tempo seco.
Ao longo dos próximos dias, o tempo seco predomina e a chuva se restringe principalmente a pancadas de fim de tarde. De uma forma geral, as chuvas mais frequentes e de maior intensidade se concentram mais ao norte da região.
CENTRO-OESTE
No domingo, o tempo segue instável e com condição para pancadas de chuva ao longo do dia. Eventualmente, as chuvas podem ser mais intensas em pontos isolados dos Estados de Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul, o dia será de predomínio de sol entre nuvens. Apenas no norte do Estado há previsão de pancadas fracas no fim da tarde. Apesar de uma madrugada ligeiramente mais fria sobre Mato Grosso do Sul, à tarde o calor toma conta do Estado, mas os índices de umidade do ar ficam baixos.
Na segunda e terça, o tempo segue mais instável ao norte do Centro-Oeste, onde as chuvas ocorrem de forma mais intensa e frequente. A partir de quarta, porém, a instabilidade volta a se concentrar sobre o sul da região, provocando chuva forte com risco de temporais também em Mato Grosso do Sul.
NORDESTE
No domingo, uma frente fria que atua no litoral do Espírito Santo deixa o tempo instável e com condição para chuva a qualquer momento do dia na faixa entre o sul da Bahia e o sul do Maranhão. Nas demais regiões, o sol entre nuvens predomina. As temperaturas seguem em elevação e a umidade do ar segue caindo na maior parte do Nordeste.
Durante a próxima semana, o tempo firme segue predominando. A chuva, que ocorre principalmente na forma de pancadas fracas e isoladas, segue concentrada nos Estados da Bahia, Piauí e Maranhão.
NORTE
No domingo, as pancadas de chuva avançam ao norte da região, atingindo também pontos de Roraima. De forma geral, as temperaturas devem ter uma ligeira queda, mas a madrugada ainda será abafada, e, a tarde, de muito calor. Apesar de um ligeiro aumento, por conta das pancadas fracas e isoladas no fim da tarde, a umidade segue abaixo do ideal no noroeste.
Ao longo da próxima semana, há previsão de chuva na forma de pancadas para a maior parte da região. Apesar disso, na maioria dos casos, a chuva será de fraca intensidade e de curta duração, fazendo com que o sol e o calor ainda predominem.
Fonte: Somar Meteorologia