PREVISÃO PARA QUINTA, DIA 24
SUDESTE
Na quinta, dia 24, o tempo fica firme na maior do Sudeste ao longo do dia. Os ventos que sopram de norte, combinados com a presença do sol, ajudam na elevação das temperaturas e aumentam a sensação de abafamento sobre a região. No fim do dia, a combinação de calor e umidade forma nuvens mais carregadas e aumenta o potencial para pancadas isoladas de chuva. Entre o litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo, o tempo segue apenas com variação de nebulosidade.
SUL
Na quinta, faz calor sobre a região Sul por conta dos intensos ventos que sopram do quadrante norte. Devido à aproximação de uma frente fria, há previsão de chuva generalizada. No extremo sul do Rio Grande do Sul, há condição para chuva desde o começo do dia. No restante do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o sol aparece entre nuvens pela manhã e a chuva ocorre somente a partir do meio da tarde. Há alerta para o risco de temporais no extremo sul do Rio Grande do Sul, entre Chuí e Jaguarão.
CENTRO-OESTE
A quinta já inicia com potencial para temporais no centro-norte de Goiás e pancadas isoladas sobre o Mato Grosso. Ao longo do dia, há variação de nebulosidade, mas o sol aparece e garante a elevação das temperaturas. À tarde, o calor toma conta do Centro-Oeste. No fim do dia, volta a chover em forma de pancadas isoladas sobre boa parte do Centro-Oeste. Deve chover forte ao longo das divisas da região com Estados do Norte.
NORDESTE
Na quinta, há risco de intensos temporais durante a madrugada sobre a Bahia e o sul do Maranhão e Piauí. Ao longo do dia, o potencial para temporais e a nebulosidade diminui sobre a região. Assim, entre o final da tarde e a noite, pancadas isoladas incidem sobre Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia e oeste de Pernambuco.
NORTE
Na quinta, há previsão de chuva para grande parte da região. Sobre Roraima e o extremo norte do Pará, ocorre apenas variação de nebulosidade. Entre a tarde e a noite, há potencial para intensos temporais entre o sul do Pará e Tocantins, incluindo a Região Metropolitana de Palmas. Além disso, na costa leste do Amapá, nuvens mais carregadas se aproximam e provocam temporais isolados acompanhados de chuva forte. O dia já começa com sensação de abafamento.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
A sexta, dia 25, será de mais um típico de verão, com sol entre as nuvens e pancadas isoladas no fim do dia. Como o sol predomina ao longo do dia e os ventos sopram do quadrante norte, a sexta será quente em todo o Sudeste. No sábado, dia 26, uma nova frente fria chega ao Sudeste e volta a chover forte na região entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além do sul do Espírito Santo. Ao longo dos próximos dias, a frente fria volta a formar um canal de umidade sobre a região e provoca chuvas fortes acompanhadas de temporais isolados nos quatro Estados. Áreas de risco de alagamentos e deslizamentos voltam a ficar em estado de atenção.
SUL
Na sexta, o dia ainda será abafado sobre a região Sul, mas não tanto quanto nos dias anteriores. A frente fria que atua sobre o Rio Grande do Sul provoca chuvas generalizadas com baixo acumulado, acompanhadas de ventos mais intensos e de risco para temporais isolados. No decorrer do dia, a frente fria avança e aumenta a nebulosidade, provocando chuvas isoladas sobre Santa Catarina e Paraná. No fim de semana, o tempo seco retorna ao Rio Grande do Sul, mas a temperatura entra em declínio. Já na faixa leste de Santa Catarina e no norte e leste do Paraná, segue a condição para chuvas isoladas.
CENTRO-OESTE
A madrugada terá condição para temporais sobre o centro-norte de Goiás durante a sexta. Além disso, a tarde terá tempo mais seco, com predomínio de sol entre poucas nuvens, que garantem um dia bastante abafado. No final da tarde, pancadas típicas de verão incidem sobre a região. No sul de Goiás e no norte do Mato Grosso, existe a possibilidade de chuvas mais intensas. Ao longo dos próximos dias, a passagem de uma frente fria traz a volta da precipitação de forma mais generalizada para o sul da região. Na parte norte, as chuvas são mais frequentes e intensas.
NORDESTE
Na sexta, há muita variação de nebulosidade sobre o Nordeste. Ao longo do dia, chuvas mais intensas ficam concentradas sobre o oeste da Bahia e no sul do Maranhão. No fim do dia, nuvens mais carregadas se formam e provocam pancadas de chuva típicas de verão sobre Maranhão, Piauí, Ceará, boa parte da Bahia, do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Ao longo dos próximos dias, o canal de umidade sobre a região se enfraquece e a precipitação no Nordeste volta a ocorrer na forma de pancadas isoladas. Além da diminuição das chuvas, todo o Nordeste terá uma redução nos índices de umidade do ar, com destaque para o sertão. As temperaturas devem se elevar em todo o Nordeste.
NORTE
Na sexta, dia 25, chuvas típicas de verão seguem predominando sobre a região Norte. Com isso, o sol aparece e as temperaturas se elevam no decorrer do dia, aumentando a sensação de abafamento. Além disso, a condição para chuva forte segue sobre a faixa leste do Amapá e em Tocantins. Ao longo dos próximos dias, chuvas incidem sobre boa parte da região, mas o potencial para temporais fica mais concentrado no sul do Amazonas e Pará.
Fonte: Somar Meteorologia