Página Inicial | SÁBADO, 28 DE SETEMBRO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 21/01/2013
Segunda-feira deve ser de tempo instável no Centro-Oeste
Compartilhar Notícia

PREVISÃO PARA ESTA SEGUNDA, DIA 21


CENTRO-OESTE
No começo desta semana, o tempo segue instável e com condição para chuva forte a qualquer momento do dia em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul, o tempo firme segue predominando, e a chuva ocorre na forma de pancadas isoladas no período da tarde no norte do Estado.


SUDESTE
Nesta segunda-feira, sobre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o tempo fica firme na maior parte do dia e, somente no fim da tarde há previsão de pancadas de chuva em alguns pontos isolados. Já sobre Minas Gerais e Espírito Santo, o tempo segue instável e com previsão de chuvas fortes no centro-norte. Em alguns municípios mineiros, os volumes acumulados superam facilmente os 50 milímetros (mm). Com a atuação de uma massa de ar mais frio, as temperaturas começam a diminuir, mas na maior parte da região a sensação ainda é de calor, especialmente de tarde.


SUL
A semana começa com condição de tempo firme e predomínio de sol na maior parte da região. Somente o leste do Paraná e alguns pontos do nordeste catarinense terão um dia com mais nebulosidade e previsão de pancadas de chuva a tarde. O frio da madrugada ganha força na região, mas, a amplitude térmica aumenta com a presença de sol desde as primeiras horas do dia, e as temperaturas máximas têm um ligeiro aumento.
 
 
NORDESTE
Na segunda-feira, volta a chover forte especialmente no sul da Bahia. Nos demais Estados da região, a chuva segue ocorrendo de forma mais fraca e isolada. As temperaturas seguem em elevação e os índices de umidade continuam diminuindo e voltam a alcançar valores críticos no sertão.
 

NORTE
Na segunda-feira, o tempo fica instável e com previsão de chuva já no começo do dia entre o sul de Amazonas e os Estados do Acre e Rondônia. Há previsão de chuvas fortes ao longo do dia nesta região e, em alguns municípios, os volumes acumulados superam os 60 mm. No fim da tarde, a chuva na forma de pancadas avança pela região. A exceção segue sendo o norte do Pará e os Estados do Amapá e Roraima, onde o tempo firme predomina.
 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS


CENTRO-OESTE
As áreas de instabilidade perdem um pouco mais de força, e a chuva passa a ocorrer em forma de pancadas em Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul. As precipitações ainda se apresentam intensas sobre grande parte de Goiás, incluindo o Distrito Federal. O dia começa com temperaturas um pouco mais baixas, mas não há previsão de frio. Pela tarde, a temperatura sobe, mas não deve fazer muito calor na região, devido principalmente a condição de céu mais fechado sobre Goiás. Já em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a temperatura passa dos 30°C de tarde, devido ao maior período de sol. Ao longo da próxima semana, a condição de tempo permanece a mesma. Na metade norte da região, o tempo segue mais instável e com previsão de chuvas fortes, inclusive com riscos de alagamentos e deslizamentos. Na metade sul, o sol segue predominando, e as chuvas são mais fracas e isoladas.


SUDESTE
A umidade que passa pelo Centro-Oeste segue contribuindo para a manutenção das áreas de instabilidade sobre o Sudeste brasileiro. Assim, ao longo da terça-feira há condição para chuva forte no centro norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Já sobre São Paulo e Rio de Janeiro, a chuva chega em forma de pancadas de chuva e ocorre de forma bastante isolada. As temperaturas, de uma forma geral, se apresentam mais amenas de manhã, mas devem subir ao longo do dia, fazendo calor na maior parte da região. Ao longo da próxima semana, o canal de umidade que mantém as instabilidades perde força, e as chuvas voltam a ocorrer mais na forma de pancadas de fim de tarde. Além disso, com o predomínio do sol, as temperaturas entram em elevação.
 

SUL
Mais um dia praticamente seco em toda a região Sul. Apenas na faixa leste há condição para mais nebulosidade devido aos ventos úmidos que sopram do mar. No Rio Grande do Sul, a umidade cai de tarde especialmente na Fronteira Oeste. A temperatura de manhã é amena, mas ao longo do dia deve subir em toda a região. Apenas nos pontos mais altos o dia não será quente, mas, por outro lado, a oeste da região a sensação será de calor. Ao longo da próxima semana, com grande parte da umidade da Amazônia concentrada no centro do país, o tempo seco e o sol predominam na região Sul, e a chuva fica restrita a pancadas isoladas que ocorrem no fim da tarde associadas ao calor e à umidade. As temperaturas, tanto a mínima quanto a máxima, entram em elevação e o calor toma conta da região. Além disso, os índices de umidade do ar ficam muito baixos, especialmente na Campanha gaúcha.
 

NORDESTE
As chuvas fortes prosseguem sobre a Bahia, atingindo principalmente o centro-sul baiano. Entretanto, as áreas de instabilidade atuam sobre as demais áreas de região. No entanto a chuva ocorre em forma de pancadas de chuva e muito isoladas. Apenas na faixa litorânea do Sergipe ao Rio Grande do Norte há condição para nebulosidade. Somente na Bahia a sensação térmica cai um pouco, mas nas demais áreas o dia fica quente. Nos próximos dias, a formação de um canal de umidade sobre a parte sul do Nordeste deixa o tempo instável e com chuvas fortes e generalizadas nesta região. Entretanto, na maior parte da região, o tempo seco segue predominando e a chuva continua ocorrendo de forma mais fraca e isolada.
 

NORTE
Áreas de instabilidade associadas ao calor e umidade favorecem a formação de nuvens cada vez mais carregadas ao longo do dia. Mas na maior parte do dia, o tempo segue firme e com a presença do sol. Apenas pela tarde haverá condição para chuva na maior parte da região, com exceção novamente para no norte do Pará e do Amapá. No norte do Acre, há condição para temporais, que inclusive podem vir acompanhados de descargas elétricas. Ao longo dos próximos dias, permanece a condição de pancadas isoladas para a maior parte da região. Apesar disso, há uma intensificação das chuvas na metade sul, com destaque para o Tocantins, sul do Pará e sudeste de Amazonas, onde os temporais ficam mais generalizados.


Fonte: Somar Meteorologia







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados