Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 01 DE OUTUBRO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 25/12/2012
Crônica: As expectativas dos naviraienses para 2013
Compartilhar Notícia

Paulo Hamilton


2013 está às portas e desejo o melhor ano de toda a vida às nossas famílias de Naviraí e região, que seja inigualável, fantástico e abençoado.
Mas que seja um pouco mais ousado e planejado, são a minha oração também.


PENSE... mas pense grande, ore a Deus e pense grande, em algo que você poderia realizar no ano que vem.


O ANO QUE VEM É SEU, NÃO O DESPERDICE.
O que é a expectativa de um novo ano, senão a espera alegre e afoita na certeza de realização de algo muito desejado?


Tudo se passa pela nossa cabeça, tudo se imagina, tudo se deduz, até que o que é tão esperado e desejado, se realiza... De expectativas em expectativas os sonhos se fazem e se renovam. Se constroem relacionamentos, pessoas se envolvem, se buscam e às vezes se conhecem, em cima das expectativas que criaram uma das outras.


Às vezes o que se anteviu não condiz com a realidade dos fatos, mas até que se descobre isso, o sentimento espera alegre e afoito, alimenta a imaginação de esperanças, de inspirações que preenchem o coração com sentimentos mágicos... é assim que a população está com relação à você Naviraí... será isso apenas expectativas? Só o tempo vai dizer...


ESPERANÇA! Essa é a palavra que norteia a todos os Naviraienses neste limiar de um novo ano. Esperança de que as coisas aconteçam de uma maneira diferente.
Um mundo novo, rumo aos desafios, será de expectativas para todos nós em 2013.
Devemos seguir os conselhos para um período de grandes realizações. Tudo depende de estarmos com os passos na direção dos nossos objetivos, mesmo quando tudo parece distante. Paz, fé e otimismo devem estar sempre do nosso lado.


Contribuir para o bem estar do próximo, essa também deverá ser a nossa meta. Todos nós precisamos de uma mão amiga, de alguém que nos conforte o coração e que nos ame de verdade, porque vivemos e aprendemos com as atitudes do outro.
Que 2012 se vá, com suas muitas dores e pouco amores, muitas revelações e transformações, demos adeus a ele com carinho. Cumpriu o seu expediente, e que suas lições marquem toda a gente.


Que venha 2013... com todas as suas superstições, mitos e lendas... mas que venha também com novos Sonhos, com Fé e Esperança de dias melhores e mais felizes. Que assim seja e assim se faça!!!


O tempo passa, as expectativas se avizinham. O Dia da Confraternização Universal está chegando. O ano de 2013 está guardado como um grande ano para Naviraí que elegeu seu novo Prefeito e 13 Vereadores. Aqui a população agora aguarda ansiosamente as indicações do senhor Prefeito eleito, dos ocupantes das Secretarias que irão compor a sua base de administração. Nesse momento, nomes são muito importantes para a população, pois é através deles que saberemos os rumos que cada secretaria irá ter. É através do gestor das secretarias que temos uma visão mais profunda do que se espera. Porque sabemos... ninguém trabalha sozinho, e os nomes que comporão essas pastas, devem ser nomes que tenham identidade com o nosso município e, mais ainda, com a secretaria que ele ou ela irá administrar.


Infelizmente no Brasil não funcionam como alguns países da Europa, como Portugal, onde até os secretários são votados pelo povo, e que, para se candidatar ele tem que ter realmente aptidão, conhecimento e que isso seja comprovado através de suas titularizações. Mas isso são coisas do primeiro mundo!


As eleições deste ano registraram o sentimento de mudança com a reeleição de apenas cinco vereadores. Considero o Vereador muito cobrado devido estar mais perto da população e muitas das vezes não conseguir atender a demanda. O desgaste de alguns é natural, até mesmo pelas sucessivas reeleições. O desgaste na vida pública é inevitável, mas isso faz parte do contexto da carreira política.


O povo quer dos senhores Vereadores postura, coesão em suas ações. Seus cargos servem para servir e defender os interesses do povo, não para seus próprios interesses. O povo reelegeu e elegeu os novos representantes para que o Poder Legislativo Naviraiense faça a diferença a partir do próximo ano.


É o povo que dá essa oportunidade ao parlamentar, e é esse mesmo povo quem tira e elege outro representante.


Naviraí externa suas esperanças de que o prefeito eleito Leandro Peres de Matos e Vereadores serão lúcidos e altivos neste momento tão importante para a nossa cidade, inclusive respeitando as suas falas durante a campanha. Que estes homens públicos, que conhecem tão bem a nossa terra, sejam verdadeiros companheiros de batalha pelo bem e crescimento de Naviraí, independentes de partidos, ideologias e/ou apoios políticos, mas dentro de uma realidade urgente de colocar a nossa querida cidade no patamar do orgulho e da alegria de ser cidadão e cidadã Naviraiense.


DESEJO...


DESEJO! Que as expectativas dos empresários em gerar lucros sejam aprimorados pela alegria daqueles que são e também dos que tornar-se-ão seus empregados. Um ano de prosperidade econômica que torne-se a base de um novo ciclo, em nome da empregabilidade dos nossos jovens com o seu primeiro emprego.


DESEJO... Que o nosso meio ambiente mantenha-se preservado, considerando que dele fazemos parte. Um ano onde a máxima do nosso ambiente não seja nem meio, nem fim, nem começo, mas seja inteiro. Inteiramente vivo e desperto, um ano onde compreendamos que também somos o ambiente.
DESEJO... Que aquele menino que chegou aos dezesseis anos e só encontrou violência, aproxime-se dos bons amigos e afaste-se das drogas. Ele sabe que o caminho sempre está no mesmo local; nós é que nos afastamos dele.


DESEJO... Que todos possamos acordar renovados no início de cada dia, e em cada abrir dos nossos olhos, esqueçamos que algo não deu certo ontem. O Hoje está ocorrendo agora; o Ontem, já passou e o Amanhã, eu desejo...


Então adeus 2012, que vá embora os doze meses de amarguras e sorrisos. Então “olá” 2013, seja complacente, nos dê mais dignidade e uma vida decente. Então os desafios, as superações e vitórias de 2012 serão embaladas e levadas para o ano seguinte, enquanto as expectativas são tantas que não cabem no nosso bolso de contribuinte.


Entre esses ciclos, que sejamos mais humanos, que a bondade vença, que o homem seja mais compreensível, que não trate os outros como invisível, que tenha um olhar mais profundo e a cada segundo melhore o mundo.


Afinal, sabemos, na prática, que todo ano é ano, quer velho ou novo. O que faz ser velho ou novo são as nossas práticas, intenções, propósitos e atitudes.


Assim, eu desejo que cada Naviraiense possa construir a verdadeira felicidade individual, e que ela seja colaboradora direta ou ao menos inspiradora para a felicidade de outros.
DESEJO à você Naviraiense... Feliz amanhã... Depois... e, depois... Feliz véspera... e felicidades sempre!


DESEJO...
De olhos bem abertos...
Que todos tenhamos um maravilhoso NOVO ANO!
Um abraço fraternal a todos.


(**Paulo Hamilton é professor aposentado da Rede Estadual de Ensino, Membro da Associação Naviraiense dos Poetas e Escritores e colaborador deste site)


Fonte: Paulo Hamilton







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados