Página Inicial | SÁBADO, 28 DE SETEMBRO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 10/12/2012
Semana começa com tempo instável na maior parte das regiões brasileiras
Compartilhar Notícia

PREVISÃO PARA SEGUNDA, 10 DE DEZEMBRO


SUDESTE

A segunda será mais um dia de tempo instável e com chuva a qualquer momento do dia nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em São Paulo, o sol predomina entre nuvens durante o dia e ocorrem pancadas de chuva no fim da tarde. Mesmo com uma pequena queda nas temperaturas, o calor segue tomando conta da região.


SUL

A semana começa com tempo firme e poucas nuvens em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Além disso, as temperaturas já não ficam tão baixas durante a madrugada e, ao longo do dia, com a presença do sol, volta a fazer calor. Entre a tarde e a noite, a aproximação de áreas de instabilidade que se formam no Paraguai e na Argentina provoca pancadas de chuva na faixa oeste dos dois Estados.


A exceção, novamente, é o Paraná, onde o tempo segue instável desde o começo do dia, alternando períodos de chuva com períodos de melhoria. No Estado paranaense, os termômetros também ficam elevados no período da tarde.


CENTRO-OESTE

Na segunda, segue a condição de pancadas isoladas associadas ao calor e à umidade em grande parte da região. Apenas em parte de Mato Grosso do Sul, o tempo fica firme ao longo do dia e não há previsão de chuva. As temperaturas seguem elevadas e o dia chega a amanhecer com termômetros acima de 24°C em alguns pontos de Mato Grosso do Sul.


NORDESTE

No segunda-feira, ocorre um avanço e uma pequena intensificação da chuva no oeste da região, que chega a atingir parte de Pernambuco. No entanto, o sol e o calor predominam na maior parte do Nordeste.


NORTE

A semana começa combinando sol, calor e pancadas de chuva sobre grande parte da região. Novamente, a parte norte, em especial o norte do Pará, deve registrar baixos índices de umidade relativa do ar no período da tarde.


PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS


SUDESTE

As áreas de instabilidade fazem a terça-feira começar com tempo nublado e chuvas entre o oeste de São Paulo e o sudoeste de Minas Gerais. No restante do Sudeste, o dia começa com tempo firme e pouca nebulosidade. Entre a manhã e a tarde, a nebulosidade diminui e o sol passa a predominar, garantindo a elevação da temperatura. Por isso, na maioria dos municípios da região, a tarde de terça vai ter sensação de abafamento.


O calor, no entanto, deve contribuir para que as áreas de instabilidade ganhem força e passem a provocar pancadas de chuva em boa parte da região. Há potencial para chuvas fortes e trovoadas, principalmente, em São Paulo, na metade sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.


Ao longo da semana, o tempo segue instável no Sudeste do Brasil. Mesmo com alguns períodos de melhoria durante o dia, a chuva atinge toda a região entre a tarde e a noite e, como as temperaturas seguem elevadas, ainda há risco de temporais em pontos isolados.


SUL

A terça-feira deve ser mais um dia de tempo instável na região Sul. A chegada de uma nova frente fria faz as chuvas ganharem força sobre o Rio Grande do Sul. As pancadas sobre o Estado podem vir na forma de temporais isolados, acompanhados de muitas trovoadas, rajadas de vento forte e não se descarta a possibilidade de queda de granizo de forma muito localizada.


Já entre Santa Catarina e Paraná, o dia começa com sol entre nuvens. A partir da tarde, passam a ocorrer pancadas de chuvas isoladas e de baixo acumulado. A cobertura de nuvens faz o dia começar com temperaturas amenas na região, mas, aos poucos, as temperaturas sobem e, com a ajuda dos ventos quentes do quadrante norte, deixam a tarde com sensação de abafamento em diversos municípios.


Ao longo da semana, volta a chover em toda a região. Na quarta, também voltam os riscos de temporais no oeste e norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e leste do Paraná.


CENTRO-OESTE

A terça segue com tempo instável sobre grande parte do Centro-Oeste. Em boa parte dos três Estados, ao longo do dia, há previsão de pancadas de chuvas alternadas com períodos de melhoria. Por conta do forte calor que faz à tarde, aumenta o potencial para temporais isolados. As chuvas mais intensas, na terça-feira, são esperadas para a metade leste de Mato Grosso.


Ao longo da semana, segue a condição para pancadas de chuva no fim da tarde em todo o Centro-Oeste. Além disso, as altas temperaturas favorecem a ocorrência de temporais isolados e o destaque vai para Mato Grosso do Sul, que deve registrar as chuvas mais intensas.


NORDESTE


Na terça-feira, pancadas de chuva seguem atingindo boa parte do oeste da região. Contudo, as pancadas de chuva ocorrem de forma isolada e com baixo acumulado, atingindo, principalmente, o Maranhão, Piauí e a Bahia.


Na faixa leste do Nordeste, que vai de Alagoas até o Rio Grande do Norte, a terça será mais um dia de tempo firme e sol entre nuvens. O calor predomina durante a tarde. Ao longo da próxima semana, a condição de tempo não muda na região. A chuva segue concentrada nas faixas sul e oeste, inclusive chega a ser significativa em alguns pontos da Bahia. Na maior parte do Nordeste, porém, segue a condição de tempo seco.


NORTE

A terça-feira segue sem grandes mudanças nas condições do tempo sobre a região Norte. O sol aparece entre nuvens no decorrer do dia, alternado com pancadas de chuvas. Apesar do potencial para chuvas ser bastante abrangente, as pancadas ocorrem de forma isolada, atingindo principalmente Amazonas, metade sul do Pará, Rondônia e Acre. As temperaturas permanecem elevadas, mantendo a sensação de abafamento à tarde.


Essa condição de chuva permanece na região ao longo da semana. O destaque vai para o sul de Amazonas e do Pará, onde a chuva vem com maior intensidade e o risco de temporais é maior.


Fonte: Somar Meteorologia







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados