PREVISÃO PARA QUARTA, DIA 5
SUDESTE
A quarta, dia 5, inicia com temperaturas agradáveis e com poucas nuvens no céu na maior parte do Sudeste. A tarde é de calor, com destaque para o sudoeste de São Paulo, onde as temperaturas ficam mais elevadas. No fim do dia, ocorrem pancadas de chuva em pontos isolados.
SUL
A condição climática da região Sul sofre poucas alterações na quarta. As áreas de instabilidade permanecem concentradas entre a Argentina e o Uruguai, o que acaba trazendo chuva para o sul do Rio Grande do Sul. As temperaturas têm um ligeiro aumento e a madrugada será abafada no oeste da região. Durante a tarde, o calor predomina nos três Estados. As máximas superam os 30°C na maior parte do Sul.
CENTRO-OESTE
Na quarta, a chuva permanece de forma generalizada e intensa no norte da região e com pancadas isoladas no sul. No norte do Mato Grosso, os volumes acumulados devem superar os 60 milímetros. Faz calor em toda a região, menos nos locais com muitas nuvens, onde as temperaturas ficam mais baixas.
NORDESTE
Na quarta, as áreas de instabilidade que provocam chuva na faixa oeste da região perdem força e, com isso, a chuva ocorre apenas em pontos isolados da Bahia, Piauí e Maranhão. Apesar da presença de nuvens, o sol predomina e garante um dia com temperaturas elevadas no Nordeste. No interior da região, na faixa que começa no Ceará e termina na Bahia, a tarde é de baixa umidade do ar.
NORTE
Na quarta, áreas de instabilidade tropicais mantêm a condição de pancadas isoladas de chuva em grande parte da região Norte. Somente no norte do Pará e Tocantins e no Estado do Amapá, o tempo firme predomina e não há previsão de chuva. As temperaturas seguem elevadas em toda a região, mas ao norte o calor é mais intenso.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
Na quinta, dia 6, as áreas de instabilidade perdem força, mas ainda provocam pancadas isoladas durante o dia, principalmente em São Paulo. Na maior parte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, predomina o tempo firme. As temperaturas, tanto a máxima quanto a mínima, têm um ligeiro aumento. Na sexta, dia 7, há previsão de chuva isolada para a faixa leste de São Paulo. No sábado, dia 8, uma frente fria avança para a região e a chuva fica generalizada no Estado. Na maior parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, há apenas aumento da nebulosidade. Ao longo dos próximos dias, volta a chover forte.
SUL
A quinta será de chuva somente nos dois extremos da região. Na fronteira com o Uruguai, permanece a condição de pancadas a qualquer momento do dia e o risco de temporais isolados. No Paraná, há previsão de chuva no fim do dia para grande parte do Estado. Na sexta, deve chover em toda a região. No sábado, a previsão é de chuva para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com grandes volumes acumulados na faixa leste dos Estados catarinense e paranaense. Nos próximos dias, a condição de chuva permanece na faixa entre o norte gaúcho e o sul paranaense.
CENTRO-OESTE
Na quinta, a previsão é de muitas nuvens e chuva forte sobre o norte de Mato Grosso. A mudança em relação à quarta é que no Distrito Federal e em Goiás, o sol aparece mais ao longo do dia e a chuva vem na forma de pancadas isoladas no fim da tarde. No Mato Grosso do Sul, a chuva só vem à tarde, a nebulosidade é menor e as temperaturas ficam mais elevadas. Os índices de umidade do ar permanecem baixos no período da tarde. A partir de sexta, volta a chover de forma intensa e constante sobre o Mato Grosso do Sul. A parte norte do Centro-Oeste fica com chuvas mais fracas e isoladas.
NORDESTE
Na quinta, há possibilidade de pancadas isoladas e fracas de chuva no interior da região Nordeste. As temperaturas mantêm a sensação de abafamento em grande parte da região e a tarde é de calor. As condições de tempo não mudam para os próximos dias no Nordeste. Chove na faixa oeste e sul da região e faz sol na faixa que começa no Sergipe e termina no Ceará.
NORTE
Na quinta, a chuva avança um pouco mais ao norte da região. A chuva mais intensa, porém, permanece concentrada ao sul do Pará. A madrugada será abafada e o calor toma conta da região pela tarde. Ao longo dos próximos dias, segue a condição para pancadas de chuva. Embora os maiores volumes acumulados fiquem concentrados mais ao sul, de forma geral, eles ainda são baixos.
Fonte: Somar Meteorologia