Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 29/11/2012
MS conclui plantio da soja para a próxima safra
Compartilhar Notícia

Já está terminada a semeadura nos mais de dois milhões de hectares destinados à soja na safra 2012/13, em Mato Grosso do Sul. O dado foi obtido após levantamento realizado em 225 propriedades localizadas em 18 municípios nas regiões Sul e Centro/Norte, entre os dias 19 e 23 de novembro, aliado à pesquisas feitas em escritórios de assistência técnica e extensão rural dos principais municípios produtores.


O plantio, iniciado entre os dias 28 e 30 de setembro na região Sul, e entre 20 e 26 de setembro no Centro/Norte, levou pouco mais de dois meses para ser concluído. "Mesmo começando depois, o Sul de Mato Grosso do Sul terminou a etapa de plantio antes em função da regularidade das chuvas, o que contribui bastante", informa o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Almir Dalpasquale.


Ainda baseado no estudo, realizado em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul - Famasul, Secretaria Estadual de Produção e Turismo - Seprotur e com recursos do Fundo de Desenvolvimento das Cadeias do Milho e Soja de MS - Fundems,foi possível detectar as variedades de sementes mais utilizadas pelos produtores. No Sul, as mais utilizadas são a Potência (45,5%), Turbo (19,3%) e Codetec (6,2%). Na região Centro/Norte, destacam-se Anta 82 (23,3%), Nideira (17%) e Pioneer (14,8%).


Dando sequência ao processo de evolução do plantio, os técnicos da Aprosoja/MS farão visitas a fim de monitorar o desenvolvimento da oleaginosa, coletando informações como focos de ferrugem asiática, ataques por pragas e plantas invasoras, ocorrências de veranicos/estiagem, geadas entre outros. "O objetivo principal é levar esses dados aos produtores e técnicos, prevenindo e auxiliando assim na tomada de decisões", pontua Almir.


PROJETO


O projeto Siga/MS, desenvolvido desde a safra 2009/2010, apura estatísticas agropecuárias por meio de utilização de sensoriamento remoto, com uso de imagem de satélites, e levantamento de campo.


Fundada em 2007, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) é uma entidade sem fins lucrativos, criada para atender aos anseios dos produtores de soja, milho, sorgo, aveia, trigo, entre outros.


A Aprosoja incentiva a produção e consumo de grãos e derivados, estimula a criação de mecanismos de aquisição e importação de insumos, bem como de comercialização e exportação da produção. Além disso, orienta e apoia seus associados em todas as fases da atividade.


A Associação trabalha a favor do desenvolvimento do setor e implementação de novas estratégias.


Fonte: Aprosoja/MS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados