Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 04 DE JUNHO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 08/10/2012
Plantio de soja começa em ritmo lento em Mato Grosso do Sul
Compartilhar Notícia
Produtores esperam por mais chuva para colocar as máquinas no campo (Foto: Divulgação)


Em Mato Grosso do Sul o plantio de soja começou tímido. O cultivo está liberado desde a segunda quinzena de setembro com o fim do vazio sanitário. O produtor, entretanto, espera por mais chuva para colocar definitivamente as máquinas no campo. Segundo estimativa da Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Famasul) na safra 2012/2013 devem ser cultivados 2,1 milhões de hectares com o grão e até semana passada menos de 2% dessa área havia sido semeado.


O agrometeorologista Claudio Lazarotto, da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, explica que em setembro a região sul do estado, um dos polos de produção do grão, registrou média de chuva de 140 milímetros, o dobro do esperado para o mês, mas que a precipitação ocorreu em pontos isolados e que não foi suficiente para o solo acumular umidade.


Ele diz que a previsão para os próximos dez dias é de chuva, mas de forma irregular na região e que, por isso, o agricultor precisa analisar as condições de umidade de sua propriedade antes de iniciar o plantio para evitar prejuízos. “O fato de ocorrer chuva não quer dizer que o solo está em condições de receber as sementes, portanto, cautela é que nos mais recomendamos neste momento”, diz.


O agricultor Pedro Lima, de Dourados, é um dos produtores que segue a recomendação do agrometeorologista e espera pela melhoria das condições climáticas para iniciar o plantio em sua propriedade. “Nós não mandamos na lavoura. Quem manda na lavoura é o clima. Não adianta nada nós queremos ir contra. Temos que esperar”, diz o produtor que está com o maquinário para o cultivo todo guardando em um galpão da fazenda.


Fonte: TV Morena







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados