PREVISÃO PARA ESTA TERÇA, DIA 2
CENTRO-OESTE
Na terça, o tempo seco predomina na maior parte da região. As poucas chuvas atingem apenas o sul de Mato Grosso do Sul e o oeste de Mato Grosso. O calor segue predominando e, à tarde, as temperaturas passam de 38°C em algumas localidades de Mato Grosso do Sul e do interior de Mato Grosso.
SUDESTE
A terça, dia 2, tem previsão de tempo seco e temperaturas em elevação em praticamente todo o Sudeste. Apenas no sul de São Paulo podem ocorrer pancadas fracas e isoladas de chuva mais para o fim da tarde. As temperaturas da manhã devem ser mais amenas e mais elevadas em relação aos dias anteriores. Já as máximas passam dos 32°C no oeste de São Paulo e de Minas Gerais. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais e São Paulo, ela varia entre 24°C e 28°C.
SUL
Na terça, a chuva ganha ainda mais força. Principalmente sobre o oeste do Rio Grande do Sul, há alerta para transtornos, devido aos elevados acumulados e a persistência da chuva, além do risco de temporais. A chuva deve atingir todo o Estado do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e o oeste, sul e leste do Paraná, no decorrer do dia.
A temperatura, principalmente a máxima, entra em declínio entre o sul e oeste do Rio Grande do Sul. Com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, onde a máxima não chega aos 20°C, o tempo segue abafado mesmo com as chuvas.
NORDESTE
A terça tem previsão de tempo seco na maior parte do Nordeste. Em Sergipe e litoral norte da Bahia, persiste a condição para pancadas de chuva, especialmente durante a tarde, mas sem provocar grandes acumulados. O calor predomina no Nordeste e as temperaturas à tarde passam dos 36°C entre Piauí e Maranhão.
NORTE
Na terça seguem ocorrendo pancadas de chuva no Norte, segundo previsão da Somar. Entretanto, a precipitação ocorre de forma mais generalizada no oeste do Amazonas e no Acre. Pancadas mais isoladas atingem também o oeste do Pará, Roraima e Rondônia. No restante da região, o tempo permanece seco e ensolarado. O calor segue predominando em toda a região, com máxima acima dos 34°C na maioria das regiões.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
CENTRO-OESTE
Na maior parte do Centro-Oeste, segue a condição de tempo seco e temperaturas elevadas na quarta. No extremo sul de Mato Grosso e faixa oeste de Mato Grosso do Sul a nebulosidade é um pouco mais consistente e ocorrem chuvas moderadas em alguns pontos. As temperaturas seguem elevadas, com mínima superior aos 22°C em todo o Centro-Oeste e máxima que chega aos 40°C em Mato Grosso. Na quinta, segue a nebulosidade no oeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, regiões mais propícias para ocorrências de chuvas fracas a moderadas ao longo do dia.
SUDESTE
Na quarta, persiste a condição de tempo seco e estável em grande parte da região Sudeste. No extremo sul de São Paulo ainda há condições para aumento da nebulosidade e pancadas de chuva isoladas e de baixo acumulado no fim da tarde. No litoral do Espírito Santo, os ventos que sopram do Oceano dão condições para chuvas esporádicas de baixo acumulado.
As temperaturas seguem em elevação, com mínimas entre 16°C e 18°C, e máximas entre 24°C e 26°C no leste de São Paulo e Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e entre 30°C e 32°C no oeste paulista e mineiro. Na quinta, segue a condição de tempo seco no Sudeste, com exceção do Espírito Santo, onde, à tarde, há previsão de nebulosidade e chuvas isoladas. No fim da tarde, na faixa leste de São Paulo, a nebulosidade também aumenta e podem ocorrer chuviscos em algumas regiões.
SUL
Na quarta, chove de forma consistente durante a madrugada e manhã no Estado do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. Nesse período, são esperados grandes acumulados e rajadas de vento intensas, com ocorrência de descargas elétricas e até mesmo queda de granizo. No decorrer do dia, permanece a condição de chuva no Rio Grande do Sul, mas com menor intensidade. Ao mesmo tempo, a chuva atinge todo o Estado de Santa Catarina e metade sul do Paraná.
A nebulosidade faz com que as temperaturas não apresentem grande amplitude ao longo do dia no Rio Grande do Sul. No norte do Paraná, seguem as altas temperaturas, com máxima passando dos 33°C. Na quinta, segue a previsão de chuva no Rio Grande do Sul, mas com menor intensidade. As chuvas ficam mais concentradas na metade norte do Estado, Santa Catarina e sul do Paraná. No sul do RS já faz frio pela manhã, com mínimas em torno dos 12°C. Nas demais regiões, as temperaturas seguem elevadas.
NORDESTE
A instabilidade que provocou chuvas em Sergipe se desloca para sul, e deve chover na faixa leste da Bahia. Nas demais áreas do Nordeste, o tempo permanece seco e com temperaturas elevadas. No interior do Piauí, a temperatura máxima passa dos 37°C. No oeste da Bahia e grande parte do Piauí, são esperados baixos valores de umidade relativa do ar, inferiores aos 30%.
Na quinta, ainda chove no litoral baiano durante a tarde, sem ocorrência de grandes acumulados. O tempo fica ainda mais seco e são esperados baixos índices de umidade relativa também no sul do Ceará e oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
NORTE
O tempo fica seco na maior parte da região Norte, mas ainda devem ocorrer pancadas de chuva durante a tarde no norte do Pará, Roraima, oeste do Amazonas, Acre e Rondônia. As temperaturas elevadas mantém a sensação de abafamento. Na quinta, chove de forma um pouco mais consistente em todo o Estado do Amazonas e Rondônia, especialmente no final da tarde. O tempo segue abafado.
Fonte: Somar Metorologia