Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 24/11/2009
Paulo Corrêa lamenta parecer da CCJR à Lei da Pesca
Compartilhar Notícia
Parlamentar ressalta que o clima é de "velório " com a liberação de petrechos nos rios de MS (Foto: Divulgação)


Presidente da Comissão de Meio Ambiente, o deputado estadual Paulo Corrêa (PR) lamentou o parecer da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), que aprovou a constitucionalidade do projeto de lei que dispõe sobre a pesca e a aquicultura e estabelece medidas de proteção e controle de ictiofauna.


O parlamentar ressaltou que o clima é de "velório (do meio ambiente)" com a liberação de petrechos nos rios de Mato Grosso do Sul. A CCJR opinou pelo arquivamento de seu projeto e do substitutivo que proibiam o uso de anzol de galho, joão-bobo e bóia.


"O meio ambiente pede socorro", destacou o parlamentar, que considerou absurdo a liberação até de "tarrafa". Ele disse que voltará a ser comum se ver chalana com quatro toneladas de peixes no rio Miranda.


"Vou defender o meio ambiente até a morte", anunciou, sobre a disposição em votar contra o projeto do Poder Executivo. Ressaltou ainda que a Embrapa Pantanal participou da luta, iniciada há 15 anos, para reduzir a cota de pescado nos rios sul-mato-grossenses.


Contudo, ele não poupou críticas à instituição federal, que deu respaldo técnico à liberação de petrechos nos rios do Estado. E sobre o eventual desamparo dos pescadores profissionais, ele defendeu a adoção de políticas públicas para ampará-los.


"Não quero ter no meu currículo que votei contra ou para estragar o meio ambiente", alertou, destacando que manterá a luta contra a liberação de petrechos nos rios do Estado.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados