Na manhã desta quarta-feira (8) o candidato a prefeito de Campo Grande, Marcelo Bluma (PV/MS), fez uma visita a diretoria da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) com o intuito de apresentar aos dirigentes sindicais as suas propostas para o ensino público da capital e foi convidado a assinar uma Carta Compromisso com a Educação Pública.
De acordo com o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, todos os candidatos serão convidados a assinar uma carta-compromisso elaborada pela Confederação. “Através dos nossos SIMTED’s (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação) nós vamos dialogar com todos os candidatos as prefeituras municipais e convidá-los a assinar esta carta-compromisso que possui as nossas reivindicações e nós queremos que eles as observem na plataforma eleitoral e, caso eleitos, implementem em suas gestões municipais. O que queremos é que estes representantes, que serão eleitos pelo povo, tenham de fato o compromisso com a qualidade da educação em seus municípios e através deste documento poderemos cobrar deles, os que não quiserem assinar deixam claro que a educação não será prioridade durante a sua gestão”, afirma.
Roberto explicou ainda que a carta-compromisso prevê pontos como o cumprimento da Lei do Piso e a ampliação dos programas do livro didático, da merenda e do transporte escolar para toda a Educação Básica. “Como consta na nossa carta a partir do próximo ano, as prefeituras e os demais entes federados passarão a contar com um novo referencial de qualidade, que é o PNE (Plano Nacional de Educação), que aumentará os recursos da educação pública, por isso queremos que todos os prefeitos, em especial do Mato Grosso do Sul, tenham ciência disso, saibam quais são as metas desse novo Plano e que as sigam durante as suas administrações”, conclui.
Para Marcelo Bluma os compromissos apresentados pela FETEMS condizem com o seu Plano de Governo e ele também elogiou a postura da Federação que está recebendo os candidatos que solicitam e estão organizados, com um documento pronto, para que todos assumam o compromisso com a qualidade da educação. “O caminho é esse, entidades comprometidas com as suas bandeiras, e nós como candidatos devemos cumprir esse papel, procurá-las, apresentar as nossas propostas, e o principal debater e conhecer melhor a realidade de cada categoria”, disse.
A FETEMS está somando com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) em uma campanha que visa fazer com que os candidatos as prefeituras municipais de todo o Brasil assumam o compromisso com as políticas de valorização do magistério e de promoção do ensino público de qualidade. O documento já foi distribuído em Mato Grosso do Sul para todos os 71 SIMTED’s (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação) que irão colher as assinaturas dos candidatos a prefeito de seus municípios.
A diretoria da Federação informou ainda que irá receber todos os candidatos que solicitarem agenda e também salientou a importância deles procurarem os SIMTED’s de seus municípios, pois será a grande maioria deles que estará diretamente ligado com as lutas da educação pública a nível de rede municipal de ensino.
Fonte: Assessoria