Página Inicial | SÁBADO, 28 DE SETEMBRO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 03/08/2012
Temperaturas podem chegar a 36°C na regiões Centro-Oeste nesta sexta-feira
Compartilhar Notícia
Sexta-feira tem previsão de altas temperaturas em todas as regiões (Foto: Divulgação)


PREVISÃO PARA ESTA SEXTA, DIA 3


CENTRO-OESTE

O tempo permanece seco na região e as temperaturas seguem em elevação nesta sexta-feira, 03 de agosto. As mínimas ficam acima de 15°C em grande parte do Centro-Oeste e, apenas em parte de Goiás e no Distrito Federal, oscilam entre 12°C e 15°C. No período da tarde faz calor em toda região e a máxima se aproxima de 36°C no noroeste de Mato Grosso.


A baixa umidade do ar continua favorecendo uma grande amplitude térmica e a ocorrência de queimadas. Segundo o satélite do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), o estado de Mato Grosso lidera o ranking de queimadas no ano. Desde janeiro, 5.822 grandes focos de queimadas já foram detectados no Estado, superando em 67% os valores observados no ano passado.


SUDESTE

Nesta sexta, dia 3, a nebulosidade e as chuvas seguem perdendo força, ficando restritas somente ao norte do Espírito Santo e alguns pontos do nordeste mineiro. A ausência de nuvens possibilita um rápido resfriamento ao longo da noite e, com isso, deve fazer frio no início do dia e as mínimas ficam abaixo de 15°C em grande parte da Região.


Após o nascer do sol, as temperaturas sobem rapidamente em toda Região e no período da tarde faz calor principalmente no oeste de São Paulo e Minas Gerais. A umidade fica ainda mais baixa em todo Sudeste, diminuindo ainda mais a qualidade do ar. Em Minas Gerais, 117 municípios já decretaram situação de emergência em virtude da estiagem. Em alguns pontos do norte mineiro, a estiagem agrícola já ultrapassa os 150 dias e na Capital não há registro de chuva desde o dia 22 de junho.


SUL

Na sexta, o tempo se mantém firme na maior parte da Região Sul. Áreas de instabilidade ganham força no sul do Rio Grande do Sul e a chuva fica mais generalizada, atingindo também a fronteira oeste do Estado. O frio da madrugada segue perdendo força mas o dia ainda amanhece com temperaturas abaixo de 15°C em boa parte dos Estados de Santa Catarina e Paraná e no norte do Rio Grande do Sul.


No período da tarde, entretanto, o predomínio do sol ajuda a elevar as temperaturas e afasta a sensação de frio. No noroeste do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná faz calor no período da tarde e a máxima se aproxima de 30°C em alguns municípios. O tempo seco continua favorecendo o embarque no porto de Paranaguá.


NORDESTE


Na sexta, as áreas de instabilidade causam mais nuvens que chuva entre o Rio Grande do Norte e Sergipe. Já na costa do Maranhão e da Bahia (litoral sul do Estado), a umidade que vem do mar provoca chuva fraca e isolada. Depois de uma madrugada fria no oeste e sul da Bahia, com mínima em torno dos 12°C, faz calor em todo o Nordeste à tarde, com máxima de mais de 30°C no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Já no oeste do Maranhão, faz mais de 33°C.


NORTE


Na sexta, chove apenas sobre o norte da Região, especialmente norte de Roraima, norte do Amazonas e norte do Pará. As temperaturas sobre a Região continua bastante elevada pela tarde com máximas que podem chegar aos 36°C em boa parte do Maranhão. A umidade relativa do ar pode ficar baixa em municípios localizados mais ao sul da Região Norte, podendo ficar próximo dos 30%.


PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS


CENTRO-OESTE

No final de semana permanece a condição de tempo seco e poucas nuvens em todo o Centro-Oeste. No entanto, a Somar alerta para os baixos índices de umidade do ar. As temperaturas serão ligeiramente maiores que as verificadas nos dias anteriores. Entre os dias 7 e 11 de agosto, não há previsão de mudança nos padrões na Região Centro-Oeste. O tempo permanece seco e as temperaturas continuam elevadas, principalmente no período da tarde.


SUDESTE

O sábado se apresenta favorável para atividades de lazer ao ar livre em toda a Região. A massa de ar seco continua atuando, mantendo a condição de tempo firme e predomínio de sol. A ausência de nuvens continua favorecendo uma grande amplitude térmica e, com isso, as mínimas serão menores e as máximas serão maiores que as verificadas na sexta.


No domingo, a nebulosidade volta a aumentar junto ao litoral e ocorrem pancadas de chuva isoladas e de fraca intensidade em especial sobre o Rio de Janeiro. As temperaturas sofrem um leve declínio em toda Região, os índices de umidade, no entanto, seguem baixos em grande parte de Minas Gerais. Entre os dias 7 e 11 de agosto, o tempo volta a ficar seco em todo o Sudeste. Com isso, os índices de umidade voltam a ficar baixos na maior parte da Região e a amplitude térmica volta a aumentar.


SUL

A aproximação de uma nova frente fria causa o aumento da nebulosidade e algumas chuvas isoladas no Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina no sábado. Nas demais partes de Santa Catarina e em todo o Estado do Paraná, o final de semana se inicia com tempo firme. Em boa parte da Região, as temperaturas seguem em elevação e, tanto a mínima quanto a máxima, serão ligeiramente maiores que no dia anterior. Somente no sul do Rio Grande do Sul, a mudança nos padrões de vento começa a diminuir as temperaturas e a máxima não passa de 17°C.


No domingo, a frente fria se afasta da Região e a entrada de uma nova massa de ar frio derruba as temperaturas. As mínimas voltam a ficar inferiores à 10°C em boa parte do Rio Grande do Sul e nos pontos mais altos de Santa Catarina e as máximas não passam de 24°C em grande parte da Região. Entre os dias 7 e 11 de agosto, uma frente fria volta a causar chuva na Região Sul. No entanto, de uma forma geral, as chuvas serão de baixo acumulado.

 

NORDESTE

A instabilidade que vem do oceano provoca mais nuvem do que chuva entre Alagoas e Rio Grande do Norte. No sudoeste da Bahia, a manhã de sábado será fria com temperaturas entre 12°C e 15°C. Entre o Ceará e Maranhão, a temperatura da tarde fica entre 30°C e 33°C. O quadro de baixa umidade relativa do ar deve se manter ao longo da sexta, com índices que podem ficar abaixo dos 20% no interior nordestino.


Já no domingo, as nuvens tomam conta do centro, leste e norte do Nordeste, mas o potencial para chuva permanece baixo. Entre 6 e 10 de agosto, as chuvas atingem parte da costa leste e norte do Nordeste. A Somar alerta para intensos temporais que não chegam a atingir a costa, mas passam muito próximos do litoral do Rio Grande do Norte neste período.


NORTE

No sábado, deve haver mais nebulosidade do que chuva no Amazonas e Pará, e as chuvas ficam mais restritas ao norte do Amapá e Roraima. A temperatura da manhã fica em torno dos fica em torno dos 21°C em boa parte da Região Norte, e pela tarde a máxima pode variar entre 33 e 36°C no interior do Amazonas.


O quadro de baixa umidade relativa no interior do Norte não muda, com índices que podem variar entre 30% e 20%. Já em Rondonia o quadro é ainda pior, com índice que fica abaixo dos 20%. Entre 4 e 8 de agosto, nada muda e a chuva permanece concentrada sobre o norte da Região.


Fonte: Agência Brasil







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados