Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 20/07/2012
'Melhoria na rede móvel aparecerá em 6 meses', diz Anatel
Compartilhar Notícia

O superintendente de Serviços Privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Bruno Ramos, estimou nesta sexta-feira (20) uma melhoria na qualidade da rede do serviço móvel, que engloba voz e dados, dentro de até seis meses. "A melhoria na qualidade de rede já vai aparecer em seis meses", declarou ele a jornalistas, após reunião com diretores da Oi em Brasília.


A Anatel anunciou na última quarta-feira a suspensão das vendas de chips das empresas de telefonia móvel Oi, Claro e TIM a partir da próxima segunda-feira (23). A decisão, que engloba os serviços de voz e dados, foi motivada por problemas na qualidade dos serviços prestados, informou a Anatel. As avaliações são relativas à interrupção das chamadas, qualidade de rede e atendimento ao cliente.
O superintentendente da Anatel acrescentou que espera, com a suspensão nas vendas de chips, uma melhora da qualidade em todos os estados do país. "Avaliamos a pior empresa por estado. Exigimos que todas as empresas apresentassem planos de melhoria de qualidade em seus estados", disse Bruno Ramos.


Reuniões com operadoras
Segundo Ramos, a reunião com representantes da Oi, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, foi "proveitosa" e sem questionamentos no que se refere à decisão da Anatel. "Com a Oi foi uma boa reunião. A Oi não questionou a decisão [de suspender as vendas de chips] e aceitou cumprir as determinações da Anatel", declarou ele.


Mais cedo, Ramos declarou que a reunião com a TIM, realizada ontem, havia sido "tensa". Ele informou também que haverá novas reuniões com as três empresas afetadas pela suspensão das vendas de chips (Oi, Claro e TIM) na próxima semana, assim como também com a Vivo – a maior operadora do país.


Em nota, a Oi informou que, durante a reunião com a Anatel, "buscou o melhor entendimento das exigências feitas, visando à elaboração e entrega de um plano de ação que responda adequadamente às demandas solicitadas". Segundo a empresa, uma equipe foi designada para se dedicar à construção do plano de ação.


A operadora diz que irá otimizar o ritmo de seus investimentos e que entregará, ao longo da próxima semana, uma versão preliminar do plano de ação.


Suspensões
Embora não tenham de suspender a venda de chips, as operadoras Vivo, CTBC e Sercomtel também deverão apresentar um plano de melhoria dos serviços em suas áreas de atuação. Segundo a Anatel, essas operadoras também podem vir a ter a venda de chips suspensa caso não apresentem este plano.


A suspensão na venda de chips, no que se refere à Claro, engloba os estados de Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Sobre a Oi, a decisão da Anatel abrange os estados de Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul. No caso da TIM, a suspensão da venda de chips engloba os seguintes estados: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.


Avaliação do governo
Na avaliação do secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, as empresas de telefonia celular "falharam" ao calcular a demanda por seus produtos. "É fruto de um erro de cálculo. Descasaram o arrojo dos planos com a infraestrutura. Houve uma falha das empresas. Se alguém vai tipificar essa falha, fazer juízo de mérito, ou adjetivar boa fé, ou má fé, não é responsabilidade nossa. A empresa é punida pelo próprio mercado. Pela capacidade do cidadão reclamar e consumir (...) Invista, ou não venda", declarou Alvarez nesta quinta-feira (19) a jornalistas.


Fonte: G1







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados