Página Inicial | SÁBADO, 28 DE SETEMBRO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 11/07/2012
Tempo seco predomina na maior parte do país nesta quarta
Compartilhar Notícia
Tempo seco deve predominar nesta quarta na maior parte do país (Foto: Divulgação)


CONFIRA A PREVISÃO PARA ESTA QUARTA, DIA 11


CENTRO-OESTE

Uma nova frente fria avança pela região, trazendo chuva de baixo acumulado ao centro e sul de Mato Grosso do Sul. Na maior parte do Centro-Oeste, o dia permanece seco e ensolarado. A temperatura mínima segue estável, chegando aos 12°C no Distrito Federal, centro e leste de Goiás, extremo oeste de Mato Grosso e no sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul. A temperatura máxima despenca no sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul, não passando dos 18°C em alguns municípios. No noroeste de Mato Grosso, a máxima excede 33°C. No norte e noroeste de Goiás, a máxima passa dos 30°C.

Há mais de 20 dias não chove forte na maior parte de Mato Grosso do Sul e há mais de 50 dias não chove forte em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. A falta de chuva favorece a colheita do milho safrinha, que deve ter uma produtividade recordes neste ano.


SUDESTE

A passagem de uma nova frente fria pela região causa pancadas de chuva e trovoadas sobre o centro, oeste e sul de São Paulo. Chove forte no extremo sul paulista, com acumulado de mais de 20 milímetros (mm). Como a chuva ocorre apenas a partir da tarde na maior parte do Estado de São Paulo, parte da quarta ainda será favorável à colheita da cana-de-açúcar. No Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, apesar do aumento da quantidade de nuvens, não chove. Ainda faz frio em Minas Gerais, mas a madrugada de quarta será de temperatura mínima mais elevada em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A máxima chega a quase 30°C no norte e oeste de Minas Gerais e noroeste de São Paulo, 27°C no Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro e apenas 21°C no extremo sul de São Paulo. Na costa capixaba, a agitação marítima diminui.


SUL

Uma frente fria traz chuva ao Paraná e norte de Santa Catarina, sendo forte na costa do Paraná, região metropolitana de Curitiba e região de Joinville (SC). A rodada do modelo numérico desta manhã desta terça, dia 10, reduziu o potencial para neve e, assim, é remota a ocorrência nos pontos mais altos da Serra Geral na madrugada desta quarta. O frio aumenta consideravelmente, com mínimas negativas em boa parte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, No Paraná, a mínima chega aos 6°C no sul do Estado. A máxima não passa dos 12°C no Rio Grande do Sul, 15°C em Santa Catarina e 18°C em boa parte do Paraná. Há potencial para geadas no oeste do Rio Grande do Sul, atingindo região de pastagens. Trata-se da terceira noite com risco de geada na região desde o sábado, algo que compromete a qualidade das pastagens.


NORDESTE

A chuva perde força sobre o Nordeste nesta quarta. Na maior parte da região, esperam-se apenas nuvens. O frio da madrugada prossegue no oeste e sul da Bahia, com mínima entre 12°C e 15°C. A máxima excede 30°C no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. A agitação marítima diminui em relação à terça, mas as ondas ainda chegam a quase 2 metros de altura na costa norte da Bahia.


NORTE

Previsão de pancadas de chuva sobre o norte da região, sendo que em Roraima, inclusive Boa Vista, há previsão de intensos temporais. O acumulado pode chegar aos 85 mm, correspondendo a 25% da média de julho. A chuva está associada com áreas de instabilidade, entre elas a zona de convergência intertropical. Já entre o Acre e Tocantins, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz frio pela manhã no sul do Amazonas, Rondônia e Acre, com mínima em torno dos 12°C. Depois do frio da madrugada, o calor dispara e a máxima passa dos 33°C no Amazonas, Acre, Pará e Rondônia.


CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS


CENTRO-OESTE

Na quinta, a frente fria causa mais nuvens que chuva sobre o Mato Grosso do Sul e sul de Goiás e de Mato Grosso. O frio da madrugada aumenta no sul de Mato Grosso do Sul, com mínima em torno dos 9°C em alguns municípios. A máxima não chega aos 18°C. No noroeste de Mato Grosso, o calor chega aos 36°C. Em Goiás, a máxima excede 30°C no noroeste do Estado. Na sexta, o destaque vai para o frio, com mínima em torno dos 3°C no sul de Mato Grosso do Sul.


SUDESTE

Na quinta, dia 12, a frente fria avança pelo Sudeste, trazendo chuva à São Paulo e ao sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Já no Espírito Santo, apesar do aumento da quantidade de nuvens, o potencial para chuva permanece baixo. O frio da madrugada diminui cada vez mais, com mínima entre 12°C e 15°C em boa parte de Minas Gerais e entre 12°C e 18°C no Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. Por causa da frente fria, a máxima não passa dos 21°C no oeste e sul de São Paulo. Já no norte do Espírito Santo e no norte e oeste de Minas Gerais, a máxima chega aos 30°C. Na maior parte do Rio de Janeiro, faz calor de 27°C. Na sexta, dia 13, a previsão é de mais nuvens que chuva sobre o centro e leste de Minas Gerais, Espírito Santo e centro e norte do Rio de Janeiro. Uma nova frente fria avança pelo Sudeste entre 14 e 18 de julho, trazendo chuva para boa parte da região, com destaque para o Rio de Janeiro, costa do Espírito Santo e sul e zona da mata de Minas Gerais (mais de 30 mm).


SUL

Na quinta, uma forte massa de ar polar derruba a temperatura, com mínima próxima de 0°C em boa parte do Rio Grande do Sul e oeste e sul de Santa Catarina e em torno de 3°C no oeste e sul do Paraná. Há potencial para geadas amplas nos dois primeiros Estados e de forma mais isolada no Paraná. A máxima não passa dos 12°C no extremo sul do Rio Grande do Sul, 15°C em boa parte de Santa Catarina e dos 18°C no Paraná. A chuva fraca atinge apenas o norte de Santa Catarina, leste do Paraná e extremo sul do Rio Grande do Sul. Na maior parte da região, o tempo permanece seco e ensolarado. Em alto-mar, a agitação aumenta, com ondas de mais de 2,5m de altura no Rio Grande do Sul. Na sexta faz muito frio em toda a região, com geadas amplas nos três Estados. Apesar disso, não há potencial para geadas em áreas de cana-de-açúcar, laranja e café do Paraná.

NORDESTE

Quinta será de tempo seco e ensolarado na maior parte da região. Apenas na costa entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco, áreas de instabilidade causam chuva com baixo acumulado. O frio da madrugada diminui na Bahia e apenas no Planalto da Conquista, no sul do Estado, a mínima chega aos 12°C. A máxima excede 33°C no oeste do Maranhão e 30°C no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Na sexta, destaca-se a chuva de baixo acumulado entre o Ceará e Paraíba. Entre 14 e 18 de julho, a chuva prossegue ao longo da costa do Nordeste, sendo intensa em Alagoas, Pernambuco e Maranhão.


NORTE

Não chove de forma tão intensa sobre Roraima nesta quinta. As pancadas de chuva, no entanto, permanecem concentradas sobre o norte da região, atingindo Roraima, o norte do Amazonas, o oeste e norte do Pará e boa parte do Amapá. Entre o Acre e Tocantins, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz frio pela manhã no sul do Amazonas, Rondônia e Acre, com mínima em torno dos 12°C. Depois do frio da madrugada, o calor aumenta. A baixa umidade relativa do ar e os dias cada vez mais longos geram calor extremo, superior aos 36°C entre o sul do Amazonas e o norte de Rondônia. O período entre o fim do inverno e início da primavera sempre é o que apresenta os maiores extremos de temperatura máxima. Na sexta, a chuva migra na direção do centro do Amazonas. Entre 14 e 18 de julho, a chuva permanece concentrada sobre o norte da região, sendo intensa na costa da região Norte e em Roraima.


Fonte: Somar Meteorologia







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados