Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 19/11/2009
Naviraí: Artigo de Paulo Hamilton tece considerações sobre o Rotary
Compartilhar Notícia

A cidade de Naviraí também tem seus problemas sociais como o resto do país, mas cada filho desta terra tem feito algo para que esse quadro mude e o  Rotary Clube não tem sido diferente, tem dado a sua contribuição sempre que é procurado ou tem conhecimento da existência de algum problema, buscando solucioná-lo ou participar do processo, estando presente na Segurança, na Saúde, no Social, na Educação e na proposição de sugestões para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo.


Hoje, fiquei a imaginar em que inspirar-me para saudar os personagens da Instituição Rotariana  de nossa cidade. E, como não poderia ser diferente pela própria essência dos ideais rotários, veio à minha memória a grandeza e a sabedoria de Paul Harris, fundador do Rotary, a primeira e a mais internacional das organizações de clubes de serviços integrada por profissionais e executivos que implementam atividades comunitárias, promovendo alto padrão de ética profissional, bem como a paz e compreensão mundial.


Em um de seus escritos denominado “Esta Era Rotária”, ele nos presenteia com a seguinte parábola: “O Elefante e os Seis Cegos”.


“Seis cegos do Industão foram conhecer um elefante. O primeiro dando de encontro ao lado do animal gritou: Valha-me Deus! Percebo que o elefante é tal qual uma parede. O segundo, encontrando o dente do animal, ficou certo que o elefante é parecido com uma lança. O terceiro, agarrando-se à tromba que se retorcia, asseverou: o elefante é parecido com uma cobra. O quarto, esbarrando numa das grandes pernas disse: o elefante é igual a uma árvore. O quinto, que acertou encostar a mão numa das orelhas, exclamou: esta maravilhosa alimária é parecidíssima com um leque! Finalmente o sexto, apoderando-se da cauda bamboleante, disse: o elefante é parecido com uma corda”.


E assim discutiram longamente esses homens do Industão, firme e insistentemente, cada um segundo o seu modo de pensar. Todos, porém, enganados, apesar de cada qual ter certa dose de razão”.


Paul Harris ensina a todos:


“Grande número de rotarianos se assemelha a estes seis cegos.                Algum objetivo em particular, certa atividade especial ou ainda produtos de Rotary os impressiona como sendo o mais importante, e certo disso exclamam: Isto é Rotary! Existem outros rotários que se interessam mais por determinadas atividades rotárias e não conseguem ver Rotary no seu conjunto. E continuam a perguntar: O que é Rotary? E as percepções conduzem, geralmente, a conclusões desconexas, como foram as dos cegos a respeito do elefante”.


A parábola dos cegos nos remete à reflexão: O que é ver Rotary no seu conjunto? O que é ter consciencialização rotária? Há quem tenha uma percepção limitada do Rotary, há quem acha que Rotary é apenas companheirismo, ou somente festa. Que é apenas sessão plenária, ou somente pagamento de mensalidades.


Tem uma visão holística do Rotary, quem conhece, compreende, propaga e luta por todo o bem que o Rotary faz no mundo. Por toda a defesa do meio ambiente. Por toda a união e companheirismo, por toda a amizade, solidariedade, cooperação e harmonia que o Rotary semeia em toda a parte. Por toda a paz que o Rotary cria, não importa o país, a raça, a religião, a posição, nem a classe social de qualquer cidadão. Por toda a ética que nos ensina.


É um verdadeiro rotariano todo aquele que consegue sair de si mesmo e ir ao encontro do outro praticando a máxima rotária : “Dar de si antes de pensar em si”.


Porque o “Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviços, qualidades características de Paul Harris, um ser humano de espírito elevado, sentimentos nobres e capacidade visionária”.


Que bom que o mundo possui milhares de bons rotarianos, de pessoas que estão sempre atentas às causas humanitárias,  e às necessidades dos menos favorecidos!

 

Que o rotarianos continuem sendo embaixadores da boa vontade, a ricos e pobres, a representantes de todas as raças e credos religiosos, e a membros de todos os partidos políticos; que continuem a disseminar tolerância, clemência, justiça, amabilidade, urbanidade e amizade aos habitantes deste mundo pequeno e aconchegante.


À vocês, membros do Rotary Clube Integração de nossa cidade, na pessoa de seu presidente Antonio Maurílio Pires de Campos, queremos parabenizá-los pela feliz iniciativa da realização de uma campanha encetada em prol do Hospital de Câncer de Dourados, visando a construção de um Centro Pediátrico naquela Instituição, que virá atender toda a região da Grande Dourados, na qual a nossa Naviraí se insere, que, para a satisfação de todos, ultrapassou a cifra de R$. 120.000,00.


Os nossos cumprimentos com a certeza de que toda a comunidade naviraiense reconhece o trabalho por vocês desenvolvido e que Deus continue iluminando-os sempre nesta bela jornada.


Um abraço fraternal a todos.


(Paulo Hamilton é professor aposentado em Naviraí e colaborador deste site)


Fonte: Paulo Hamilton







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados