Página Inicial | SÁBADO, 28 DE SETEMBRO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 17/06/2012
Inverno começa na quarta com previsão de chuva acima da média no Sul e no Sudeste, diz Somar
Compartilhar Notícia
Inverno deve registrar precipitação entre a média a abaixo da média (Foto: Agencia RBS)


Com a chegada do inverno – que começa nesta quarta, dia 20, às 20h09min – o aquecimento da água do Pacífico Equatorial fará com que o Brasil experimente o retorno do fenômeno El Niño, de acordo com boletim divulgado pela Somar Meteorologia.


Segundo os meteorologistas, El Niño deve retornar como um fenômeno fraco e de curta duração, mas que, mesmo assim, traz chuva acima da média à Região Sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste e sul do Paraná.


– Além disso, a temperatura do Atlântico mais elevada que o normal também favorece uma estação mais chuvosa ao longo da costa do Sudeste – adianta o meteorologista Celso Oliveira.


Na maior parte do Brasil, o inverno deve registrar precipitação entre a média a abaixo da média, lembrando que quase todos os Estados já costumam ter uma estação com pouca chuva. A Somar destaca os desvios mais fortes entre as Regiões Norte e Nordeste.


– A Zona de Convergência Intertropical e as Ondas de Leste devem continuar mais fracas, a exemplo dos últimos meses, fazendo com que alguns municípios recebam apenas 25% da chuva normal da estação (especialmente entre a costa norte do Rio Grande do Norte e o norte do Maranhão – diz o meteorologista.


Segundo Celso Oliveira, com a formação do El Niño no decorrer da próxima estação, a temperatura deve subir em todo o Brasil. A expectativa é de temperatura mais elevada que o normal, podendo ficar até 2°C acima do normal em boa parte da Região Norte e no norte e oeste do Maranhão.


Previsão para a primavera


De acordo com a previsão da Somar, para a primavera, a chuva acima da média deve atingir o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e sul e leste de Mato Grosso do Sul.


Já a maior parte do Rio Grande do Sul e todo o centro e norte do Brasil devem ter uma primavera com chuva entre a média à ligeiramente abaixo da média.


– Mesmo assim, espera-se uma estação com chuvas mais regulares que as anteriores. A previsão de chuva abaixo da média apenas indica que a chance de invernadas será menor por causa do El Niño – explica Oliveira.


Com relação à temperatura, não há previsão de grandes anomalias. Na Região Norte, a temperatura pode ficar até 1°C mais elevada que o normal. Mesmo sem grandes desvios, a próxima estação será mais quente que a registrada em 2011 no Sul e Sudeste.


Fonte: Somar Metereologia







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados