Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 17/11/2009
Naviraí: Paulo Hamilton escreve sobre a Semana de Prevenção do Diabete
Compartilhar Notícia

SEMANA DE PREVENÇÃO DO DIABETE O CASAMENTO DE COLESTEROL E DIABETE


COLESTEROL, nunca foi aceito pelos companheiros de infância, devido seu comportamento rebelde. Cresceu e teve uma juventude tumultuada, com drogas, bebidas e arruaças. Quando menino, já o chamavam de MAU COLESTEROL. Certa vez, ele foi à médica, levar os resultados de um EXAME DE SANGUE. No consultório, conheceu DONA GLICOSE, que estava acompanhada da sua filha, DIABETE. Elas levavam um EXAME DE URINA, para análise da médica. Antes de serem atendidas, conversaram bastante com COLESTEROL que, disse estar com as suas ARTÉRIAS cheias de PLAQUETAS DE GORDURA. DIABETES informou que o seu exame, havia detectado uma elevada dosagem de AÇÚCAR NO SANGUE.


Falaram dos altos preços dos planos de saúde e dos medicamentos. DONA GLICOSE notando que COLESTEROL olhava muito para sua filha DIABETE, para descontrair o papo, disse que ela já havia lhe dado muito trabalho e que, por isso, era tido como um “pequeno diabo”, daí seu nome ser DIABETE.
Informou ser casada com um político do PSA, o Senador TRIGLICERÍDIO, depois de um caso amoroso, com ele. COLESTEROL falou das suas aventuras e dos vexames que já deu à sua família. Enquanto a médica, Dra. VIDA SEDENTÁRIA não os atendia, a conversa se prolongava e logo informaram os respectivos números dos seus celulares. DIABETE, logo demonstrou simpatia por COLESTEROL  e DONA GLICOSE, notando isto, não hesitou em convidar COLESTEROL para um jantar em sua mansão.
Marcaram o dia, enquanto a atendente mandou que entrassem as duas.


Numa sexta-feira, COLESTEROL chegou no seu carrão, cumprimentou suas novas amigas e o papo recomeçou. DIABETE pediu para que seu novo paquera falasse mais sobre ele. COLESTEROL disse que a sua família é dona de supermercados, frigoríficos, restaurantes e lanchonetes. Falou ter tido uma infância e uma juventude tumultuadas, a ponto de haver levado várias pessoas aos hospitais e, até à morte. Com o amigo INFARTO, filho do Senhor MIOCÁRDIO, venderam ao povo, alimentos com GORDURAS, deixando muitos com VEIAS E VASOS OBSTRUÍDOS. DIABETE, disse que sua família é dona de usinas de AÇÚCAR e fábricas de DOCES, BOMBONS, BALAS e CHOCOLATES.


Contou que, aos 15 anos, havia se drogado e provocado uma grande confusão numa das boates da cidade, com pessoas feridas e que tiveram de AMPUTAR PERNAS E BRAÇOS. Outras perderam a VISÃO, tudo por sua causa. Notaram que ambos gostavam de fazer o mal e iniciaram um namoro. Meses depois noivaram e programaram o casamento. Numa sexta-feira, 13 de agosto, receberam a bênção nupcial do Bispo, Dom HEMOGRAMA, na igrejinha do Riacho DOCE. No sermão, ele desejou felicidades para os noivos e deu conselhos para não fazerem mal ao próximo. Ambos sorriram! Foram padrinhos, o antipático DR. REGIME e sua esposa, DONA DIETA.


A igrejinha foi ornamentada pela senhora INSULINA. Após o casamento, houve um jantar com PRATOS GORDUROSOS, FRITURAS, MAIONESES, LASANHAS e vários tipos de DOCE, TORTA e GELÉIA. Diabete só pensava na LUA-DE-MEL no Rio de Janeiro, onde visitariam o PÃO DE AÇÚCAR, e depois iriam para São Paulo, onde visitariam as indústrias de LINGUIÇAS, DEFUMADOS, CONSERVAS, PRESUNTOS, SALSICHAS E MORTADELAS, da família de COLESTEROL.


Hoje, o casal reside em Maceió e está com quatro filhos: o HEMATRÓCRITO, o NITRITO e duas moças,  a HEMOGLOBINA  e a caçula, BILIRRUBINA que, herdaram dos pais, o gosto por OVOS, MANTEIGA, DOCES, TORTAS  e CHOCOLATES! Comem de tudo! BEBEM, FUMAM e levam uma vida, SEM EXERCÍCIOS FÍSICOS. Nos fins de semana, almoçam em restaurantes preferindo CAMARÃO, SURURU, FEIJOADAS e  como sobremesas, DOCES e PUDINS. A Dra. VIDA SEDENTÁRIA os aconselha a “mudar seus hábitos alimentares, para que tenham uma VIDA SAUDÁVEL” e, sempre diz que, “Muitas pessoas passam a metade da vida prejudicando a saúde e a outra metade, tentando curar-se”.


(Esta criação foi publicada no Jornal EXTRA, no dia 23/10/09)


(Paulo Hamilton é professor aposentado em Naviraí e colaborador deste site)


Fonte: Paulo Hamilton







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados