Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 17/11/2009
Itaipu vai gerar menos energia em dias de temporal
Compartilhar Notícia

Após o blecaute que atingiu 18 Estados do Brasil há uma semana, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) anunciou que a usina hidrelétrica de Itaipu deve gerar menos energia em dias de tempestades.


A medida já foi adotada no último fim de semana, e visa evitar cortes de carga.


Apesar de a estratégia reafirmar a hipótese de o blecaute ter sido causado pelo fato de Itaipu estar gerando energia demais, a ONS afirma que a geração estava dentro do limite de segurança, e o fato não está relacionado com o apagão.


Paralisação de energia


Em relatório enviado pela hidrelétrica de Itaipu ao Ministério Público Federal nesta segunda-feira (16), a usina diz que houve uma paralisação de 25 minutos na transmissão de energia na tarde de terça-feira (10), dia do blecaute que deixou 18 Estados sem energia.


Segundo a rádio CBN, no documento Itaipu afirma que "às 13h31 houve o desligamento automático da linha de 76,5 kV Ituberá-Tijuco Preto 2, supostamente causado por descarga atmosférica, sendo ligado às 13h56min após análise das proteções atuadas".


O procurador Marcelo Ribeiro, responsável pelo caso, afirmou à rádio que ainda é cedo para relacionar o problema da tarde com o apagão. "Em 72 horas já mudaram as versões. Antes era só um problema climático, agora é um problema climático associado a um curto. Eu preciso saber em que natureza foi esse curto, o que gerou esse curto", disse.


Nesta segunda (16), o Ministério de Minas e Energia afirmou, em nota, que um curto-circuito foi o motivo do blecaute. Ele teria derrubado três linhas de alta tensão e foi o responsável pelo desligamento de Itaipu. Com a perda da usina, segundo a nota, outras usinas foram desligadas por questões de segurança.


Apagão

De acordo com o governo, foram desligados 28,8 mil MW (megawatts) de carga no SIN (Sistema Interligado Nacional) nesses 18 Estados, o equivalente ao dobro da potência instalada de Itaipu. No Paraguai, houve interrupção de 980 MW de carga.


O problema começou às 22h13, quando ocorreu perturbação geral, envolvendo diretamente a região Sudeste e Centro-Oeste, desencadeando desligamentos automáticos.


Os dados do operador apontam que às 22h29 a carga da região Sul já estava restabelecida, da região Centro-Oeste às 22h50 e da região Nordeste às 22h55. Às 23h50 foi restabelecida a carga de Minas Gerais.


O restabelecimento gradativo de energia em São Paulo começou à 0h04 e no Rio de Janeiro e Espírito Santo à 0h40. À 1h44 foi restabelecido o SIN. Mas o problema todo foi sanado às 3h15 de quarta-feira (11).


Fonte: Folha Online







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados