Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 16/11/2009
Estado gerou 1.447 empregos em outubro, seguindo boa fase da economia nacional
Compartilhar Notícia

Sintonizado com o bom momento por que passa a economia nacional, Mato Grosso do Sul gerou 1.447 postos de trabalho no mês de outubro, crescimento de 0,37% no mercado de trabalho, com destaque para os setores de comércio (981 vagas) e da indústria de transformação (518 vagas). Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego.


O saldo poderia ter sido melhor, não fosse a retração forte da indústria da construção civil, que demitiu 2.181 trabalhadores em outubro e contratou apenas 1.832, ficando com déficit de -349 empregos. Outros três setores com saldo negativo foram a administração pública (-30), serviços de utilidade pública (-8) e extrativa mineral (-6).


A agropecuária fechou o mês com mais 208 empregados e o setor de serviços, mais 133. Novembro deve ser de muitas contratações nos setores de comércio e serviços, devido ao aumento de movimento habitual de fim de ano.


Em outubro do ano passado, em plena crise financeira internacional, Mato Grosso do Sul havia gerado 1.405 empregos novos. No acumulado do ano o Estado já gerou mais de 18 mil novos empregos, superando os resultados ruins do fim do ano passado e início de 2009, quando o país todo sentiu os efeitos da crise.


Em nível nacional o ritmo de criação de empregos formais segue acelerado. Foram 230.956 novos empregos em outubro, superando a marca de 1,1 milhão de novos postos de trabalho com carteira assinada neste ano. A previsão do governo é de que esse saldo deva dobrar em 2010, acompanhando a recuperação da atividade econômica, previu o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, nesta segunda-feira, ao divulgar um resultado recorde para outubro.


"A indústria vai crescer muito no próximo ano, mas (o setor de) serviços será o maior puxador de contratações, como tradicionalmente ocorre", afirmou Lupi a jornalistas, segundo notícia publicada pelo site G1.


O saldo foi puxado pela indústria, com alta de 1 por cento, o equivalente a 74.552 contratações líquidas.


Para novembro, o ministro estima saldo positivo de 150 mil empregos com carteira assinada, um recorde para esse mês, enquanto dezembro deve mostrar demissões no resultado líquido por fatores sazonais.


Fonte: MidiamaxNews







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados