Página Inicial | DOMINGO, 29 DE SETEMBRO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 21/05/2012
Jornal diz que Delcídio e Zeca querem estragar planos de André em Naviraí
Compartilhar Notícia
Senador Delcídio do Amaral e e-x-governador Zeca do PT apoiariam Chagas em Naviraí (Foto: Divulgação)


A campanha eleitoral em Paranaíba poderá contar com a participação de dois ministros de peso da presidente Dilma Rousseff para apoiar a candidatura do empresário Alfredo Bernardo, do PT. A importância dada a eleição deste município da região do Bolsão se deve ao fato de Alfredo ser irmão do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e cunhado da chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann. (Veja a parte de Naviraí abaixo)


Mesmo sendo um político estreante da massa popular, o empresário contará ainda com o empenho de grandes lideranças políticas do Estado para derrotar o deputado estadual Diogo Tita (PPS), que terá apoio do governador André Puccinelli (PMDB).


Além dos ministros, Alfredo Bernardo contará também em sua campanha com a participação de expressivas lideranças políticas da oposição em Mato Grosso do Sul, como o ex-governador José Orcírio dos Santos (PT) e do ex-senador Antonio João Hugo Rodrigues, presidente regional do PSD e pré-candidato a prefeito de Campo Grande.


Os dois estenderam o convite ao senador Delcídio do Amaral (PT) para integrar a comitiva de aliados do irmão do ministro na visita a Paranaíba em data a ser definida.


A eleição de Alfredo Bernardo pode atrapalhar os planos do governador André Puccinelli de puxar para a Assembleia Legislativa o segundo suplente de Diogo Tita, o vereador Athayde Nery (PPS), de Campo Grande, que se encontra na 40ª posição dos candidatos que concorreram a uma vaga no Legislativo nas eleições de 2010. Mas para alcançar a efetivação na Assembleia, Athayde precisa contar com a eleição de Tita em Paranaíba e de Osvane Ramos (PT do B) em Dois Irmãos do Buriti.


Todos esses planos poderão ser frustrados em decorrência do arco de aliança de sustentação à pré-candidatura de Alfredo Bernardo em Paranaíba. Esta eleição vai definir a mexida nos projetos de Osvane e Athayde. O primeiro está enfrentando grande dificuldade para se eleger prefeito de Dois Irmãos do Buriti. Ele precisa de respaldo político do governador para derrotar o atual prefeito Wladimir Volk, conhecido por Japão do PMDB. Tanto Osvane quanto Volk são remanescentes do PT. Os dois foram colegas e aliados políticos, agora são adversários em Dois Irmãos do Buriti.


Naviraí
O mesmo grupo de políticos do Estado poderá atrapalhar os planos do governador André Puccinelli de ajudar a eleger o deputado estadual Onevan de Matos (PSDB) para a Prefeitura de Naviraí. Lá, o PT se uniu ao PSD para apoiar a pré-candidatura do empresário José Chagas (PSD). No próximo sábado (26), José Orcírio estará em Naviraí com Antonio João para alavancar o projeto eleitoral de Chagas. Eles esperam contar ainda com a presença do senador Delcídio do Amaral.
Em Naviraí, há grande interesse do governador André Puccinelli com a eleição de Onevan. Além de tirá-lo da Assembleia Legislativa, esvazia o PSDB e assegura a volta do seu ex-líder Youssif Domingos, do PMDB. Mas Onevan vai enfrentar “pedreira pela frente” para reconquistar a prefeitura em decorrência do envolvimento das mais expressivas lideranças da oposição no projeto do seu adversário José Chagas.


Ponta Porã
Outro polo político importante que contará também com a presença de José Orcírio e Antonio João é Ponta Porã. No próximo sábado, eles estarão na cidade fronteira com Paraguai para avalizar a composição da chapa encabeçada pelo vereador Ludimar Novais (PPS), que terá na vice o bacharel em Direito Caio Augusto (PSD). Esta chapa conta ainda com apoio do senador Delcídio do Amaral. À noite, José Orcírio e Antonio João fecham a agenda com grande evento eleitoral a ser realizado no auditório do Hotel Barcelona para mais de 400 lideranças políticas da região da fronteira.


Nova Andradina
Está prevista ainda no próximo sábado a visita de José Orcírio e Antonio João a Nova Andradina para alavancar ainda mais a pré-candidatura do presidente da Câmara Municipal, Adriano Palopoli (PSD). Ele tem hoje como principal adversário político o ex-prefeito Roberto Hashioka (PMDB).


Corumbá
No dia seguinte, domingo (27), a caravana liderada por José Orcírio e Antonio João desembarca em Corumbá para propagar a pré-candidatura do deputado estadual Paulo Duarte (PT). Lá, o PSD deve indicar o vice. O nome ainda não foi definido pelo partido.


Fonte: Correio do Estado







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados