Página Inicial | SÁBADO, 23 DE NOVEMBRO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 05/05/2012
Confirmada em MS primeira morte por dengue em 2012
Compartilhar Notícia

A secretaria municipal de Saúde em Campo Grande confirmou nesta sexta-feira (4) que a morte de um adolescente de 17 anos foi causada pela dengue, conforme atesta exame feito nesta semana. Este foi o terceiro caso investigado, mas o primeiro confirmado de morte em razão da doença. Procurada, a Clínica Campo Grande, que atendeu o jovem, disse que não vai se pronunciar por enquanto sobre o caso.


Maria José Fernandes, mãe de Rafael Fernandes de Oliveira Domingos, disse que vai procurar o Ministério Público Estadual (MPE) para saber se houve alguma falha no atendimento médico dado na clínica. . “Quero uma resposta do que aconteceu com o meu filho. Sei que não vai trazê-lo de volta, mas isso não pode ficar assim”, diz.


Ela questiona o fato do garoto não ter sido internado, pois já teve dengue em 2007.


Maria disse que o adolescente foi levado à clínica no dia 29 de março, quando apareceram os primeiros sintomas da doença. De acordo com a mãe, exames diários de sangue eram feitos na clínica, até que no dia 5 de abril, foi detectada alterações no fígado.


A médica que atendeu o adolescente, pediu um exame para investigar e recomendou a mãe a procurar um médico infectologista.


No domingo (22), o garoto amanheceu com dor de garganta e febre e, no novo exame, a alteração do fígado havia desaparecido. Foi receitado soro e antiinflamatório. Ainda de acordo com a mãe, na segunda-feira (23), antes de voltar para a clínica, o adolescente passou mal, teve convulsão e já chegou ao hospital com parada cardíaca.


Casos
Mato Grosso do Sul registrou 1.449 casos de dengue confirmados em 2012, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Em média, são quase 13 casos por dia no estado, entre janeiro e 21 de abril. Ainda este ano, a secretaria de Saúde confirmou dois registros de dengue tipo 4 em Campo Grande, os primeiros desse tipo do vírus no estado.


Fonte: G1/ MS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados