Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 03/04/2012
Colheita de soja atinge 72% da área no Brasil
Compartilhar Notícia

A colheita da soja no Brasil alcançou 72% da área estimada na semana encerrada em 30 de março, segundo levantamento da consultoria Safras e Mercado. Na semana anterior, o número registrado foi de 63%%. Ainda de acordo com a empresa, no mesmo período do ano passado, o índice era de 68%.


A média histórica para o período é de 61%. Os trabalhos estão mais adiantados nos Estados de São Paulo (99%), Mato Grosso do Sul (97%) e Mato Grosso (96%), conforme o analista Flávio França Júnior.


– A semana foi marcada por positivo avanço nos trabalhos de colheita da nova safra. Embora alguma instabilidade climática tenha sido observada na região central, os intervalos de tempo seco foram proporcionais, permitindo que a colheita avançasse em todos os Estados – explica.


Os Estados mais adiantados no processo devem encerrar os trabalhos nos próximos dias. Na região central do país, a safra está praticamente definida e no caso de Minas Gerais, o ritmo também se mantém acelerado para o normal, aponta França.


Ele acrescenta que nas regiões Norte e Nordeste, a preocupação segue com a irregularidade das chuvas na Bahia, onde já se prevê queda no potencial produtivo. Na região Sul, há apreensão por conta da expressiva queda nas temperaturas no meio da semana, inclusive com o registro de geadas em elevadas altitudes. Entretanto, não houve registro de perdas.


Fonte: Safras e Mercado







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados