Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 13/11/2009
Processo ameaça volta de Heloísa Helena ao Congresso
Compartilhar Notícia
Heloísa pode ter problemas para voltar ao Congresso devido a processo (Foto: Divulgação)


Considerada a candidata mais forte para enfrentar Renan Calheiros (PMDB) na disputa por uma vaga no Senado em 2010, a vereadora de Maceió Heloísa Helena (PSOL) responde, há cinco meses, a um processo de cassação de mandato que pode atrapalhar seus planos de voltar a Brasília. Heloísa é acusada de quebra de decoro parlamentar por ter chamado a vereadora Tereza Nelma (PSB) de "porca trapaceira" e de "ladra de prótese de criancinhas".


O relator do processo contra Heloísa Helena, vereador Galba Novaes (PRB), disse que aguarda a cópia das gravações em áudio das duas sessões em que ocorreram os xingamentos. Heloísa acusou Nelma de desviar R$ 162 mil de verba de gabinete para o próprio bolso.


Após a chegada das provas, os vereadores terão cinco sessões para avaliar as acusações e pôr o assunto em plenário, e decidir se Heloísa terá o mandato cassado ou não. Esse é o primeiro processo de quebra de decoro contra um vereador de Maceió. É também o único que pede a perda de mandato. Na Câmara, há vereadores respondendo na Justiça por compra de votos e assassinato.


- Vereador pode roubar cofres públicos, mas não pode chamar o outro de porco - disse Heloísa, numa das poucas vezes em que falou do assunto após o episódio.


- Não houve pedido nem de Collor, nem de Renan, nem do governador nem de ninguém para não levar o processo adiante ou para pedir a cassação. O caso será analisado sob a ótica jurídica - disse Novaes.


Fonte: O Globo







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados