O outono, que começa nesta terça-feira (20), deve ser marcado em Mato Grosso do Sul por uma grande variação de temperaturas, segundo previsão feita pela coordenadora do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos do estado (Cemtec), a meteorologista Cátia Braga.
Ela explica que por conta de ser uma estação de transição entre o verão e o inverno, as temperaturas no outono tendem a ser mais amenas, em razão da entrada de massas de ar frio no estado.
MS economiza 4,5% no pico de consumo com horário de verão Segundo a meteorologista, o outono termina no dia 20 de junho, e possui características das duas estações, com mudanças rápidas nas condições do tempo, maior frequência de nevoeiros, além de geadas na região sul do estado.
De acordo com o Cemtec, a influência das frentes frias começa a ser mais sentida entre abril e junho, o que costuma provocar grandes quedas na temperatura.
Durante a estação, a meteorologista alerta para a baixa umidade relativa do ar, muitas vezes com índices menores de 30% durante à tarde. Ela revela que, a umidade entre 20% e 30% é considerada estado de atenção, entre 12% e 20% estado de alerta e abaixo de 12% estado de emergência.
O predomínio de dias mais ensolarados, com variações diárias de temperatura, também é uma forte característica do outono.
Fonte: G1