Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 11/11/2009
Naviraí: André e Zelmo inauguram CIAT
Compartilhar Notícia
No Governo de Puccinelli este foi o 17º CIAT inaugurado (Foto: Jr Lopes)


Para melhor atender aos trabalhadores nas áreas de intermediação de mão-de-obra, qualificação profissional, trabalho e renda, seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho, o governador André Puccinelli e o prefeito Zelmo de Brida inauguram nesta quarta-feira (11), às 15h, o CIAT (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) em Naviraí.


O CIAT de Naviraí, órgão da Coordenadoria de Intermediação de Emprego da Fundação do Trabalho de MS, vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), é o 17º Centro de Atendimento ao Trabalhador inaugurado no Governo de André Puccinelli, sendo um dos 30 municípios que receberão as novas instalações.


Os CIATs já foram inaugurados em Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana, Corumbá, Sidrolândia, Maracaju, Ivinhema, Batayporã, Costa Rica, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Caarapó, Eldorado, Jardim, Nova Alvorada do Sul e Miranda.


Situado à rua dos Jardins, 615, Centro, o CIAT foi implantado com recursos oriundos do Ministério do Trabalho em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a prefeitura municipal de Naviraí.


A nova visão descentralizada permitirá uma maior capilaridade do Sistema Público de Emprego de Mato Grosso do Sul e maior integração com as políticas locais de desenvolvimento econômico e social.


Naviraí está localizada em ponto estratégico, no sudoeste do Mato Grosso do Sul, com acesso as principais regiões do país. A principal rodovia é a BR-163, totalmente pavimentada em ótima condições de trafegabilidade, que liga Naviraí do norte ao sul do Brasil e países do Mercosul, por isso, denominada “Corredor do Mercosul”.


Com a economia sustentada no setor produtivo, Naviraí possui várias empresas e cooperativas de grande porte e a Associação de Comercial e Industrial do município possui mais de 400 lojas conveniadas.


Várias empresas vêem em Naviraí um campo favorável para a instalação de suas fábricas pois o município é um grande celeiro de matérias-prima, o que significa um baixo custo de produção.


Dentro de um contínuo desenvolvimento, Naviraí implantou um aeroporto com capacidade para aeronaves de médio porte e está reestruturando e ampliação do aeroporto que hoje possui 800 metros, passará a ter 1,2 mil metros com iluminação, permitindo pousos noturnos.


A nova proposta de atendimento vai unificar e integrar as ações da política de emprego em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, sendo assim, o trabalhador vai poder encontrar num único local, além das ofertas do mercado de trabalho, cursos de qualificação profissional, informações, assessoramento para implantação de empreendimentos formais e informais e também acesso para a abertura de microcréditos pelo Banco da Gente, órgão vinculado ao Ciat.


Com a implantação do CIAT – Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul reafirma o compromisso com a classe trabalhadora, traçando metas e princípios voltados para a promoção das políticas regionais de emprego e renda.


Além da moderna estrutura, com o sistema totalmente informatizado e integrado com outros municípios, o CIAT faz parte do novo conceito da política de trabalho do governo, ou seja, buscar o desenvolvimento garantindo o mesmo padrão de atendimento aos trabalhadores de Mato Grosso do Sul.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados