Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 11/11/2009
Naviraí comemora hoje 46 anos de emancipação
Compartilhar Notícia
Município é o oitavo maior do Estado e possui 45.267 habitantes (Foto: Divulgação)


Considerada a Capital da Região Cone Sul do Estado, o município de Naviraí comemora nesta quarta-feira (11 de novembro) seus 46 anos de emancipação Política e Administrativa, graças a Lei Estadual 1.944. Segundo estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1° de julho deste ano, Naviraí possui 45.267 habitantes, sendo o oitavo maior do Estado.


Naviraí possui a 5ª maior taxa de urbanização, com 91,77%, segundo a Contagem populacional de 2007. Para comemorar a data, a prefeitura através da Fundação Cultural preparou inúmeras atividades, iniciadas na noite de ontem (10) na Praça Euclides Antonio Fabris.


O Prefeito Zelmo de Brida disse que em 46 anos, Naviraí tem acumulando muitas histórias importantes e que marcam não só a vida do seu povo, mas que têm ajudado "a escrever muitas páginas da história do Estado". De acordo com ele, o aniversário de Naviraí é um momento para reflexão pela atual crise que assola todo o país, mas também acima de tudo de celebração de toda a população naviraiense. "Naviraí é uma cidade jovem encarando com tanta disposição e altivez os desafios de seu crescimento. Isso nos enche de orgulho", destaca Zelmo.


O prefeito destacou que 2009 foi um ano diferente sendo que o município estava acostumado com um ritmo acelerado de serviços, tendo que colocar o pé no freio, o que impossibilitou a execução de várias ações. Segundo Zelmo, 2010 promete ser um ano do retorno das grandes obras. “Não tenho dúvida que no próximo ano iremos retomar o ritmo de crescimento e muitas obras terão início”, diz o prefeito.


Economia


Hoje, Naviraí possui uma das maiores economias de Mato Grosso do Sul. O percentual da população economicamente ativa de Naviraí com relação aos demais municípios é o 4° maior do MS. As principais fontes de renda geram em torno da agricultura, com o plantio de mandioca, soja, milho, trigo, arroz, girassol, algodão e principalmente cana-de-açúcar. A pecuária é outro setor que fortalece a economia, sendo a 37° do Estado, com 252.445 cabeças de gado. O município conta ainda como fonte de geração de renda e riquezas dois frigoríficos em atividade. Além disso, Naviraí tem uma indústria de fios de algodão, Usina de beneficiamento de algodão e dois Silos.


Outro ponto forte é a construção civil. Nos últimos anos Naviraí se transformou num canteiro de obras esparramado pelos quatro cantos, principalmente com a construção de novos edifícios na cidade. Atualmente dois estão em execução e outros cinco já construídos. Outro ponto a se destacado é o forte comercio do município. Ao todo mais de 1,2 mil estabelecimentos estão cadastrados junto a Prefeitura da cidade.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados