Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 08/11/2009
Falta raio-x em Ponta Porã e IML da Capital faz exame de corpo encontrado em Paranhos
Compartilhar Notícia

A falta de aparelho raio-x no Instituto Médico Legal de Ponta Porã fez com que o corpo encontrado ontem no córrego Ypoi, em Paranhos, fosse trazido para Capital, onde está sendo submetido à necropsia. O administrador da Funai de Amanbai, responsável pelas aldeias da região de Paranhos, Luiz Américo, disse que ainda não pode informar se o corpo encontrado no final da tarde de ontem (07) pode ser de um dos professores indígenas desaparecidos há uma semana. De acordo com Américo, só a conclusão do exame pericial poderá identificar ou não a vítima.


A Polícia Civil encontrou o corpo já em estado de decomposição sob as águas do manancial ontem por volta das 18 horas. .


Segundo informou o jornal A Gazeta News, a Polícia Civil trabalha com a hipótese de que o cadáver possa ser de um dos dois índios guarani caiuá desaparecido há uma semana após confronto com seguranças particulares na fazenda São Luiz, em Paranhos.


O conflito


Dois índios guaranis da Aldeia Pirajuí, localizada na cidade de Paranhos (MS), na fronteira com o Paraguai, desapareceram no sábado, dia 31.


Segundo informações dos indígenas, os primos Olindo e Jenivaldo Vera – ambos professores – desapareceram após um possível confronto com ‘pistoleiros’ da Fazenda São Luis, localizada em Paranhos, próximo a divisa com o Paraguai.


Os índios teriam invadido a propriedade alegando ser um local que pertenceu a seus antepassados, o que, segundo os índios, motivou o confronto.


Os proprietários da fazenda, que tem parte de suas terras arrendadas, afirmam nunca ter contratado seguranças para expulsar os índios. Também explicam que a fazenda é de propriedade da família a quatro gerações. 


Na última sexta-feira (6), O MPF (Ministério Público Federal) acionou o Exército, Polícias Militar e Civil, Bombeiros e Prefeitura Municipal de Paranhos para ajudar na operação de busca dos Índios que estão desaparecidos desde o último sábado (31).


O MPF em Ponta Porã, por meio do procurador da República Thiago dos Santos Luz, solicitou o apoio do Exército, das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal de Paranhos para auxiliar nas buscas aos dois indígenas que estão desaparecidos desde sábado (31), após confronto por disputa de terras na zona rural do município. Os ofícios foram expedidos ontem (5) para o Comando Militar do Oeste, Comando Geral da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Direção Geral da Polícia Civil e Prefeitura Municipal de Paranhos.


O Ministério Público pediu também que recursos logísticos e humanos fiquem à disposição do delegado da Polícia Federal (PF), Renato Rodrigues Gottardi, encarregado das buscas e investigações sobre o caso. Para o MPF, existe a necessidade de comunhão de esforços da sociedade organizada e as diversas esferas do poder público, para resolver o que é considerado um caso de "extrema gravidade".


Fonte: MidiamaxNews







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados