Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 01 DE MAIO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 26/01/2012
Fazenda Pilar da Raça promove Dia de Campo sobre irrigação
Compartilhar Notícia
José Vilarinho (dir.) recebe convidados durante o Dia de Campo da Fazenda Pilar da Raça (Foto: Jota Oliveira)


Foi realizado no último sábado, dia 21 de janeiro, na Fazenda Pilar da Raça no município de Iguatemi, um Dia de Campo onde foram abordados temas relativos a irrigação.


O evento foi idealizado pelos agrônomos Paulo Lobo e Joel Pereira Bahia, sendo promovido pelo proprietário José Divino Vilarinho, que teve como foco dentro do mercado do leite a tecnificação da produção leiteira. Dividindo em três estágios: ordenha mecânica, inseminação artificial e por fim a irrigação de pastagens, quando salta de 3 reses por alqueire a 17 animais por hectare.


O evento contou com uma palestra sobre o programa Balde Cheio, ministrado pelo agrônomo Daniel Mamédio do Nascimento (coordenador regional da Agraer) e Joel Pereira Bahia (Engenheiro Agrônomo da Agraer).


Outra palestra a respeito de irrigação teve como palestrante o representante comercial da Hidralpoços e Irrigageo, empresa constituída no município de Presidente Prudente-SP, Emerson José da Silva.


A terceira palestra abordou o tema de Linhas de Crédito, que estão disponíveis aos produtores rurais. A referida palestra foi feita pelo gerente da agência do Banco do Brasil de Naviraí, Adalberto Ramão de Oliveira e Cleuton de Souza Arisa (gerente de Carteira Agrícola do Banco do Brasil).


Participaram do evento aproximadamente 300 pessoas, entre elas, Carlos Alberto Felix (Coordenador Técnico da Agraer de Naviraí), produtores rurais, agricultores familiares e lideranças políticas de Iguatemi, além do senador Waldemir Moka e o ex-deputado federal João Grandão, atual delegado do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) em Mato Grosso do Sul e Eduardo Fiorone proprietário da empresa Hidralpoços e Irrigageo, distribuidor da Amanco e Tigre.


José Divino Vilarinho, proprietário da Fazenda Pilar da Raça, destacou o sucesso do evento e presença de centenas de participantes. – O resultado foi mais do que satisfatório pelo numero de participantes, ficou plantada a semente da irrigação pois é o primeiro passo para quem quer sobreviver na cadeia produtiva do leite – comentou José Vilarinho.
Atualmente a Fazenda Pilar da Raça conta com quatro hectares de irrigação. Ainda em 2012, a perspectiva é de dobrar a área que é composta por plantação de grama tifton, ideal para a criação de bovinos e eqüinos.


Fonte: Jr Lopes (Naviraí Diário)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados