Página Inicial | DOMINGO, 05 DE MAIO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 23/01/2012
Temporais atingem grande parte do país nesta segunda
Compartilhar Notícia
Tempo chuvoso deve predominar nesta segunda na maior parte das regiões (Foto: Divulgação)


PREVISÃO PARA ESTA SEGUNDA, DIA 23


SUDESTE


Nesta segunda, dia 23, ainda chove forte entre São Paulo e o sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Isso se deve a reorganização da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que será intensificada com a passagem de uma frente fria. Mesmo com a chuva, o tempo permanece abafado em boa parte da região. Apenas entre o sul de Minas Gerais, nordeste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro, o excesso de nuvens deixa a máxima mais baixa.


SUL


A chuva de fim de tarde atinge a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, além do nordeste gaúcho, leste e norte de Santa Catarina e do Paraná. Mesmo assim, os acumulados de chuva não são suficientes para resolver os problemas de estiagem da região.


CENTRO-OESTE


O tempo chuvoso permanece em toda a região Centro-Oeste, sendo mais intensa em Mato Grosso do Sul, centro e oeste de Goiás e no centro e leste de Mato Grosso. Isso por conta da reorganização da Zona de Convergência do Atlântico Sul, associada com a passagem de uma frente fria.


NORDESTE


Temporais atingem o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco nesta segunda. A chuva forte é provocada pela circulação de ventos nos elevados níveis atmosféricos que promovem o convergência de umidade. A temperatura máxima  entra em declínio no sudoeste do Maranhão por conta do excesso de nuvens. Na maior parte da região,entretanto, o calor ainda predomina.


NORTE


A segunda será marcada pela migração da chuva para leste da região Norte. Os temporais passam a atingir o Amapá, Pará e Tocantins. O excesso de nuvens deixa a temperatura máxima mais baixa entre o Amazonas e Pará. Já na maior parte da região, o calor predomina.


PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS


SUDESTE


Na terça, dia 24, os temporais migram para o oeste de São Paulo. Entre 25 e 29 de janeiro, a chegada de uma nova frente fria provoca chuvas fortes sobre São Paulo, Rio de Janeiro e centro, sul e oeste de Minas Gerais, com acumulado superior aos 100 milímetros (mm) em vários municípios.


SUL


O tempo muda com a passagem de uma nova frente fria na terça. Apesar da previsão de baixo acumulado de chuva, a precipitação será generalizada, atingindo todo o Rio Grande do Sul e a maior parte de Santa Catarina e Paraná. Entre 25 e 29 de janeiro, a frente fria avança pela região, causando chuva sobre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. O acumulado passa dos 7 0mm no norte de Santa Catarina e no leste e norte do Paraná.


CENTRO-OESTE


A temperatura fica mais baixa no centro e nordeste de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e o sudeste, sul e noroeste de Mato Grosso, indicando que a continuidade da invernada. Entre 25 e 29 de janeiro, a passagem de uma frente fria causa temporais generalizados sobre Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sudoeste de Mato Grosso, com acumulado entre 70 mm e 100 mm.


NORDESTE


Na terça, destacam-se os fortes temporais previstos para o centro e leste do Maranhão, com acumulado de mais de 60 mm em alguns municípios. Entre 25 e 29 de janeiro, a chuva começa a enfraquecer sobre o Nordeste. Vários Estados voltam a registrar pouca chuva, com exceção do Maranhão, sul do Piauí e oeste da Bahia, onde o acumulado passa dos 30 mm.


NORTE


Na terça, a chuva migrará para o leste da região Norte. Temporais passam a atingir o Amapá, Pará e Tocantins. Entre 25 e 29 de janeiro, a chuva volta a se espalhar atingindo o Acre, Rondônia, Pará, Tocantins e Amapá.


Fonte: Somar







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados