A lista dos pré-seleiconados para Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro fica sem representante do Brasil mais uma vez. Tropa de Elite 2, que fazia campanha pela premiação, não foi escolhido.
A relação dos nove pré-selecionados, anunciada na tarde de hoje pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, tem produções da Bélgica, do Canadá, da Dinamarca, da Alemanha, do Irã, de Israel, de Marrocos, da Polônia e de Taiwan.
Tropa de Elite 2 começou a campanha pela indicação em setembro. Dirigido por José Padilha, o filme foi escolhido para representar o Brasil e concorria com outros 62 títulos.
Os cinco indicados só serão revelados no próximo dia 24 e a cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de fevereiro.
Desde 99 o Brasil não tem representantes no Oscar, o último foi "Central do Brasil" que perdeu para o italiano "A Vida é Bela".
Veja os pré-selecionados: Bélgica - "Bullhead" - Michael R. Roskam Canadá - "Monsieur Lazhar" - Philippe Falardeau Dinamarca - "Superclásico" - Ole Christian Madsen Alemanha - "Pina" - Wim Wenders Irã - "A Separação" - Asghar Farhadi Israel - "Footnote" - Joseph Cedar Marrocos - "Omar Killed Me" - Roschdy Zem Polônia - "In Darkness" - Agnieszka Holland Taiwan - "Warriors of the Rainbow: Seediq Bale" - Wei Te-sheng.
Fonte: Folha de São Paulo