Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 03/11/2009
PF de Naviraí procura por índios desaparecidos em Paranhos
Compartilhar Notícia

Policiais federais de Naviraí já estão em Paranhos, na fronteira com o Paraguai, onde investigam a suspeita de pistolagem contra os índios guarani Olindo e Jenival, professores da aldeia Pirajuí. Eles estão desaparecidos desde a madrugada de domingo (1), quando seguranças particulares expulsaram o grupo de índios guarani que ocupou a fazenda Triunfo.


Somente na segunda (2) à tarde a Funai (Fundação Nacional do Índio) mandou representante ao local.


Olindo e Jenival estavam no grupo de 18 índios que foi até a área Po`i Kuê, na região de Paranhos, para a ocupação da propriedade rural. Mas, eles teriam sido surpreendidos por seguranças privados.


O cacique Irineu Verá disse que os indígenas voltaram para a aldeia feridos por tiros de balas de borracha, mas somente os dois professores ficaram na fazenda. Ele teme que Olindo e Jenival tenham sido assassinados.


Ocorre que a polícia da região não foi até a área. Somente após a imprensa divulgar a situação é que a PF foi acionada. Os agentes chegaram ao local ontem e foram direto para a fazenda, onde ouviram os moradores e deram início às investigações.


Estão em Paranhos quatro agentes da PF de Naviraí. Se for preciso, mais policiais federais irão até o local. Não há informações sobre prisões, segundo a PF.


A fazenda Triunfo fica bem na fronteira com o Paraguai e é uma das áreas em disputa na Justiça. Moram ao menos 3 mil índios em Pirajuí.


Fonte: Midiamaxnews







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados