Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 02/11/2009
Navirai: Cerca de 4 mil pessoas prestigiaram a Santa Missa no Cemitério Municial
Compartilhar Notícia
Padre Estanislau Talma celebrando a Santa Missa no Cemitério Municipal (Foto: Jr Lopes)


O Dia de Finados comemorado nesta segunda-feira atraiu cerca 4 mil pessoas, que foram ao Cemitério Municipal celebrar a Santa Missa.

 

Nesta manhã, os fiéis prestigiaram a Missa de finados realizada no local pelos Padres Jair Gorläch e Estanislau Talma. Muitos rezaram e se emocionaram ao relembrar daqueles que os deixaram.

 

Cerca de 7 mil pessoas deverão passar pelo Cemitério no período da tarde.

 

O significado de finados

 

Feriado oficial no calendário nacional, o Dia de Finados (2) é mais especificamente celebrado pelos católicos, no entanto, também é lembrado por budistas, judeus e seguidores de outras religiões. Muitas pessoas vão aos cemitérios para deixar flores ou acender velas por seus mortos, outros, porém, optam por fazer preces pelas almas de seus entes queridos. De uma forma ou de outra, todos elevam seus pensamentos com respeito pelo parente ou amigo que já se foi.

 

O culto aos mortos remonta à Antiguidade Clássica, quando era celebrado com o cerimonial da vegetação. Hipócrates afirmou que os espíritos dos defuntos "fazem germinar e crescer as sementes". Os hindus comemoram os mortos em plena fase da colheita, como a festa principal do período. Já na Trácia, o falecimento de um ente era saudado com alegria, em face da significação da morte como uma libertação venturosa.


Fonte: Andrey Vieira (Navirai Diário)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados