Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 02/11/2009
Naviraí: Mais de 12 mil pessoas devem visitar Cemitério Municipal
Compartilhar Notícia

O Dia de Finados, comemorado nesta segunda-feira (2), deve atrair mais de 12 mil pessoas ao Cemitério Municipal de Naviraí. Uma missa que começa às 7h da manhã e será celebrada pelo pároco Jair Gorläch e o padre Estanislau Talma marcará o início da celebração de finados no município.


Para este ano a Prefeitura de Naviraí esteve cadastrando os vendedores ambulantes que atuarão no entorno do Cemitério Municipal vendendo flores, velas, e outros. A fiscalização deve ser intensa para coibir a atuação dos ambulantes que não se cadastraram.


O significado de finados


Feriado oficial no calendário nacional, o Dia de Finados (2) é mais especificamente celebrado pelos católicos, no entanto, também é lembrado por budistas, judeus e seguidores de outras religiões. Muitas pessoas vão aos cemitérios para deixar flores ou acender velas por seus mortos, outros, porém, optam por fazer preces pelas almas de seus entes queridos. De uma forma ou de outra, todos elevam seus pensamentos com respeito pelo parente ou amigo que já se foi.


O culto aos mortos remonta à Antiguidade Clássica, quando era celebrado com o cerimonial da vegetação. Hipócrates afirmou que os espíritos dos defuntos "fazem germinar e crescer as sementes". Os hindus comemoram os mortos em plena fase da colheita, como a festa principal do período. Já na Trácia, o falecimento de um ente era saudado com alegria, em face da significação da morte como uma libertação venturosa.


Fonte: Jr Lopes (Naviraí Diário)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados