Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 02 DE OUTUBRO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 16/11/2011
Após protestos, aldeia indígena volta a ter água
Compartilhar Notícia

O abastecimento de água foi restabelecido na aldeia Te’Yikuê, que fica no município de Caarapó, distante 273 quilômetros de Campo Grande. Para reivindicar uma solução e chamar a atenção das autoridades por causa do problema, os índios da etnia guarani-kaiowá bloquearam a rodovia MS-280. Após as manifestações, a Secretaria Especial de Saúde Ìndígena (Sesai/MS) enviou um equipe ao local para resolver o problema. Nesta semana o abstecimento começou a ser normalizado nas residências e na escola da aldeia .


Os moradores do local sofreram com a falta de água por quase dois meses. Segundo o professor Aléssio Soares Martins, que é uma das lideranças na aldeia, a população chegou a usar a água de um córrego que passa na região. O consumo dessa água provocou diarreia nas crianças.


As escolas da aldeia também chegaram a reduzir o tempo das aulas pela metade. Cerca de 1,2 mil alunos ficaram com os estudos prejudicados.


Com o abastecimento de água normalizado, as merendeiras da escola voltaram a trabalhar para fazer a refeição para os alunos. Nas salas de aulas, a rotina também voltou ao normal. Segundo o professor Aléssio , a preocupação agora é com o conteúdo das aulas que está atrasado.


Problema
De acordo com Nelson Carmelo Olazar, chefe do distrito sanitário Sesai/MS, uma das bombas d'água do poço que abastece a aldeia estava com problemas e foram trocadas.


Fonte: G1/ MS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados