Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 30/10/2009
Presidentes interino e deposto chegam a acordo em Honduras
Compartilhar Notícia

Os negociadores do presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, e do deposto, Manuel Zelaya, chegaram a um consenso para colocar fim à crise política no país e devem assinar nesta sexta-feira (30) acordo para que o Congresso decida sobre a volta de Zelaya ao poder.


O anúncio foi feito pelo secretário de Assuntos Políticos da Organização dos Estados Americanos (OEA), Víctor Rico, em um breve anúncio à imprensa, feito ao lado do subsecretário de Estado americano para a América Latina, Thomas Shannon.


“O diálogo chegou a uma feliz conclusão. As delegações designadas para este diálogo assinaram a ata e os textos correspondentes”, disse Rico. “Foi de acordo das duas comissões que o tema (a restituição de Zelaya) seja resolvido pelo Congresso Nacional”, disse, por sua vez, o chefe da comissão de Micheletti, Armando Aguilar.


Aguilar ressaltou, porém, que ainda “não se falou de prazos” para que o Congresso tome a decisão sobre o assunto.


"Esse é um triunfo da democracia hondurenha", disse Zelaya. O Congresso ainda precisa aprovar seu retorno, mas ele disse que não espera novos problemas. "Esse é um primeiro passo. Meu retorno é iminente, estou otimista", disse ele à agência de notícias Reuters.


12 horas de diálogo


O acordo, decisivo para superar a crise política, foi concluído pelas duas delegações ao fim de quase 12 horas de diálogo. As conversas foram reatadas nesta quinta-feira (29), após quase uma semana estagnadas por desacordos sobre a restituição de Zelaya.


Fonte: G1







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados