A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) confirmou nesta quinta-feira (6) o segundo caso de gripe suína (gripe A) no estado em 2011. Segundo o órgão, o paciente é uma criança de 11 anos, de Campo Grande, que está recebendo tratamento.
O primeiro caso registrado no estado este ano foi de uma idosa, em Ponta Porã, no mês de agosto. A mulher recebeu acompanhamento e se recuperou da doença.
Segundo o secretário-adjunto da SES, Eugênio de Barros, o tratamento da criança está sendo feito em casa, e deve durar cinco dias. Neste período ela é medicada com dez cápsulas de medicamentos, de 12 em 12 horas.
Barros diz que tanto a SES quanto a Secretaria de Saúde de Campo Grande ainda investigam como a criança contraiu o vírus da gripe suína. Entretanto, ele já tem a informação de que o paciente não se vacinou contra a doença durante a campanha, que foi encerrada em junho, no estado.
O secretário-adjunto diz que a SES considera o paciente como um caso isolado, já que a sua manifestação ocorreu no período não propício para a propagação do vírus.
Ele diz que no período de inverno deste ano, considerado ápice para a manifestação do vírus, foram investigadas 71 suspeitas de quadros de gripe A no estado e apenas um, o de Ponta Porã foi confirmado.
Monitoramento
Conforme Barros, Mato Grosso do Sul possui atualmente duas unidades sentinelas, que possuem equipes treinadas para a coleta de materiais sob suspeita de gripe. As unidades ficam localizadas em Campo Grande, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas dos bairros Coronel Antonino e Coophavilla II.
Fonte: G1/ MS