Página Inicial | SEGUNDA FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2019
Postada por: Jr Lopes dia 27/10/2009
Naviraí: IBGE realiza coleta para a Pnad 2009
Compartilhar Notícia
Equipe de pesquisadores do IBGE de Naviraí que atuam na Penad 2009 (Foto: Jr Lopes)


A agência local do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já iniciou a coleta de dados para a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), a última desta década.


Na área da agência de Naviraí, também foi selecionado o município de Iguatemi. A pesquisa nestes municípios está sendo feita por três entrevistadores devidamente identificados com crachá do IBGE.


Em Naviraí foram selecionados 17 setores e serão pesquisados 129 domicílios. Já em Iguatemi, o IBGE selecionou 11 setores e 135 domicílios para serem pesquisados.


Os moradores destes domicílios serão entrevistados, cujo objetivo da operação é obter nestas residências selecionadas para a amostra, informações que permitam construir os indicadores que a Penad 2009 se destina a captar.


A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio obtém informações anuais sobre características demográficas e socioeconômicas da população, como sexo, idade, educação, trabalho, rendimento e características dos domicílios.


Com a pesquisa são obtidas ainda, informações sobre migração, fecundidade e nupcialidade. Outros temas específicos que abrangem aspectos demográficos, sociais e econômicos também são investigados.


A Pnad utiliza todos os anos perguntas ligadas a emprego, rendimento, saneamento básico, alfabetização, entre outras. Na Penad 2009, pela primeira vez a pesquisa também tratará de outros dois temas: vitimização e justiça.


Com isso, o IBGE se propõe a certificar se a população já sofreu algum tipo de violência e caso tenha ocorrido, se recorreu à polícia ou à Justiça para que algum conflito fosse solucionado.


Em todo o país serão visitados mais de 150 mil domicílios até 15 de dezembro, quando será concluída a coleta de dados. Todos os resultados da Penad 2009 serão divulgados somente em 2010.


Fonte: Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados