O leão Simba, que vivia em um zoológico desativado em Ivinhema, a 297 quilômetros de Campo Grande (MS), chegou a Cotia, na Grande São Paulo, neste fim de semana. O animal foi acolhido pela organização não-governamental (ONG) Santuário Rancho dos Gnomos, que cuida de animais abandonados. Ao chegar ao rancho, Simba ganhou um novo nome: Antuak, que signifca transformação.
O Rancho dos Gnomos fez uma campanha na internet para arrecadar dinheiro e resgatar o leão. Ele estava abandonado desde 2006.
Com a campanha na internet, os fundadores da ONG conseguiram parcerias e dinheiro para a viagem de mais de 800 quilômetros. O resgate foi tranquilo e o leão nem precisou de sedativos.
O Antuak vai viver em Cotia na companhia de outros 12 leões. Todos têm histórias parecidas. Darshan também era um animal de circo e, ainda filhote, foi trocado por carne com o dono de um frigorífico. Ele viveu por mais de dez anos em uma sala refrigerada.
No santuário vivem mais de 320 animais. Eles vieram por vários motivos: ou foram vítimas de violência, ou estavam com traficantes de animais silvestres ou acabaram expulsos da natureza. Os bichos são tratados e, se tiverem condições, devolvidos para a mata. Se não puderem voltar, passam a vida no local.
Para cuidar dos animais, a ONG depende de doações. Para ajudar, acesse o site do Santuário Rancho dos Gnomos ou entre em contato pelos telefones (11) 4616-2703 ou 4616-8063.
Fonte: G1/ MS