Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 26/10/2009
Naviraí: Pescadores do Porto Caiuá ganham fábrica de gelo
Compartilhar Notícia
Presidente da Associação dos Pescadores do Porto Caiuá mostra a fábrica de gelo (Foto: Divulgação)


A Associação dos Pescadores do Porto Caiuá, tem mais um motivo a mais para comemorar. Até o final deste mês ou no máximo até o início de novembro, deverá estar em funcionamento uma fábrica de gelo, com capacidade para produzir e armazenar até 1200 quilos de gelo.


Segundo o presidente da associação, David dos Anjos, a entidade que representa as 55 famílias de ribeirinhos que residem no Porto Caiuá e conta com 60 pescadores associados, preencheu todos os requisitos que foram exigidos pelo Governo Federal, através da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, e desta forma a entidade foi contemplada com a fábrica de gelo.


Durante o período da pesca (março até o fim de outubro) cada pescador possui uma cota de até 400 quilos para serem pescados ao mês. Com a comercialização destes peixes eles recebem em média dois salários mínimos ao mês.


Durante o período de defeso (início de novembro ao final de fevereiro) a pesca é proibida para que haja a reprodução dos peixes e os pescadores profissionais que fazem parte da associação, recebem um salário mínimo, referente ao seguro desemprego bancado pelo Governo Federal.


Neste período, o presidente da associação espera que a fábrica de gelo sirva para manter os peixes que forem pescados enquanto não termine o período de defeso.


Fonte: Jr Lopes (JK News)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados