Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 28/08/2011
Agricultor busca capacitação para ter eficiência no plantio de uva
Compartilhar Notícia

O pecuarista Celso Cortada começou a plantar uva por causa da paixão pela fruta. Ele exibe com orgulho os cachos recém-colhidos na propriedade em Campo Grande. A variedade plantada é a Niágara Rosada, e a expectativa é que sejam colhidas 20 toneladas no total. Já são três anos investindo na produção.
 

Para ter bons resultados no campo, foi preciso buscar tecnologia fora do estado. “Minha parreira é no sistema de São Paulo e Paraná, mas copiamos o sistema de marialva em cobertura de sistema de capela, que evita chuva de granizo e entrada de passarinho”, afirma.
 

Érico Hefler é produtor de uva em Maracaju há 11 anos. Ele também produz Niágara Rosada. A produção é destinada para uva in natura e também para a produção de vinho colonial. A época de colheita é entre os meses de dezembro e janeiro. Na região ele já conquistou o mercado, não precisa nem sair na propriedade para vender os produtos. “É uma mercado que vai se expandindo automaticamente. Uns vão contando para os outros”, comenta Hefler.


Segundo a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), por safra são produzidas aproximadamente 450 mil toneladas de uva em Mato Grosso do Sul. Para incentivar a produção da fruta, a Embrapa e a Agraer de Dourados reuniram produtores e estudantes de agronomia para ensinar o manejo adequado da cultura desde a poda até a colheita.


“Estamos realizando cursos periodicamente, de acordo com o ciclo da cultura, onde a gente procura capacitar esses produtores para que eles obtenham maior eficiência no cultivo da uva e maior rentabilidade econômica”, disse o gerente de transferência de tecnologia da Embrapa Pantanal, Humberto Paschoalick.


Uma das facilidades no manejo da uva é que a cultura se adapta facilmente ao clima. Mas a preferência é por temperaturas entre 15 e 30 graus. E as condições climáticas são importantes para determinar a floração e a colheita das uvas.
 

A escolha das variedades de uva também é importante. “Se o produtor trouxer uma muda do Rio Grande do Sul, normalmente ela não vai se desenvolver bem aqui. Mas na realidade não é bem assim, tem que se utilizar o material correto, materiais adequados a nossa condição”, disse a pesquisadora da Agraer, Cássia Regina Vieira.


Agora a planta está em época de dormência, mas segundo a especialista será uma boa safra. Um dos atrativos da produção de uva em Mato Grosso do Sul é o período de colheita, que favorece a entrada das frutas no mercado. “Favorece a composição de preço, quando a gente comercializa a nossa safra, nós comercializamos em uma condição de preço muito mais favorável do que a hora que entram a produção dos outros estados produtores”, relata Paschoalick.


Fonte: G1/ MS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados