Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 25/10/2009
Consumidor paga preço da sacola plástica sem saber
Compartilhar Notícia

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) afirma que o projeto dele que acaba com a distribuição indiscriminada de sacolas plásticas vai acabar com uma cobrança que acontece sem o consumidor se dar conta.


“As sacolas não são dadas de graça. O preço vem embutido nos produtos. Agora, se alguém quiser levar na sacola plástica, vai pagar separado. Vou estimular o consumo consciente”, disse.


Segundo ele, 70% das sacolas plásticas são usadas de forma incoerente, com menos produtos do que cabem nela. Parte dessas sacolas acabam poluindo o meio ambiente.


Convidado pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), ele apresentou ontem a proposta justamente aos empresários que atuam no ramo de fabricação de materiais plásticos e, apesar de ter recebido algumas críticas, disse que em geral o projeto foi bem aceito até mesmo por esses empresários.


Uma grande rede de supermercados gasta R$ 5 milhões por ano com a compra de sacolas, preço que acaba diluído entre os produtos que estão nas prateleiras.


“É como um imposto, mas agora o consumidor vai saber quanto está pagando”, afirmou Duarte.


Em países como os Estados Unidos, Portugal e Itália as sacolas plásticas já são vendidas separadamente.


Fonte: Campo Grande News







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados