Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 24/10/2009
Senai inicia na segunda curso gratuito de boas práticas de refrigeração
Compartilhar Notícia

O NTGás (Núcleo de Tecnologia do Gás) do Senai inicia nesta segunda-feira (26/10) e prossegue até a próxima sexta-feira (30/10) o curso gratuito de Boas Práticas de Refrigeração direcionado aos trabalhadores de empresas que atuam no ramo de refrigeração. Os interessados devem comprovar experiência de três anos na área, o que pode ser feito mediante apresentação da carteira de trabalho ou ainda preenchimento de declaração no NTGás do Senai.


Além disso, o interessado deverá  apresentar cópia dos documentos pessoais, tais como RG, CPF, comprovante de residência atualizado e escolaridade, sendo que o 5º ano do Ensino Fundamental é a mínima exigida. Segundo o coordenador do NTGás do Senai, Paulo César de Oliveira, ao todo o curso tem 16 vagas, um total de 20 horas-aulas e será realizado das 18h30 às 22h30. “O intuito é orientar os profissionais do setor para o manuseio correto dos chamados fluídos refrigerantes, como os CFCs (clorofluorcarbonos), utilizados em sistemas de refrigeração e ar-condicionado”, explicou.


Paulo de Oliveira explica que no momento da manutenção dos refrigeradores se não houver o devido cuidado podem ocorrer vazamentos na atmosfera de gases nocivos à camada de ozônio, que protege o planeta dos raios ultravioletas (UV), cuja incidência pode provocar câncer de pele, destruir a vegetação e promover mudanças climáticas. “Com o objetivo de interromper essa degradação da camada de ozônio, o Senai está, em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GTZ), treinando mecânicos e técnicos dos setores de instalação e manutenção de sistemas de refrigeração e equipamento”, detalhou.


Esse treinamento integra o Proklima - Programa Nacional de Treinamento de Mecânicos Refrigeristas -, que é uma das ações do Plano Nacional de Eliminação de CFC, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. O Brasil não produz o CFC desde 1999, porém os técnicos que atuam no setor devem se adequar para não liberar o gás nas operações de manutenção dos equipamentos de refrigeração e ar-condicionado. 


Serviço  – Mais informações sobre as inscrições e cursos podem ser obtidas no Núcleo de Tecnologia do Gás pelo telefone (67) 3029-9020 ou na Escola do Senai da Capital pelo telefone (67) 3321-0421 ou ainda pelos e-mails paulocesar@ms.senai.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo   ou mauriciodias@ms.senai.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados