Página Inicial | DOMINGO, 07 DE JULHO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 15/08/2011
EMPREGO: Indústria de Naviraí reduz produção por falta de Mão de Obra
Compartilhar Notícia
Costura industrial a procura de gente para trabalhar (Foto: Divulgação)


Vagas para dezenas de funcionários. Um anúncio que, nos tempos atuais, parece estranho, na medida em que há um verdadeiro bolsão de famílias atendidas pelos diversos programas sociais do governo. O que se entende é; sem emprego há o socorro das esferas federal, estadual e municipal. Mas a realidade as vezes mostra contradições.


Em Naviraí, só uma grande indústria fabricante de roupas, (Eduforme) existe vaga para mais de 100 trabalhadores. Os proprietários que tem produção de 100 mil peças/mês, entre as unidades de Maringá PR e Naviraí, contam que já fizeram de tudo. Anuncio em Jornal, Rádio e o interesse continua pequeno.


Para analistas o maior problema é que se trata de um trabalho formal e isso espanta algumas pessoas que temem perder os benefícios dos “bolsas família”, vale renda e outras ajudas custeadas pelos programas sociais. Antes, quando criado por FHC (Fernando Henrique Cardoso), os programas tinham prazo de validade. O beneficiado era “obrigado” a fazer um curso profissionalizante e, em meses deixava de receber tais benefícios. É a tal historinha de dar o peixe, mas ao mesmo tempo ensinar a pescar.


Na era Lula os benefícios passaram a ser por períodos indeterminados. Bom para muitos que precisam, mas no meio certamente há muita gente que poderia arrumar um emprego com carteira assinada.


Enquanto isso, a indústria de confecções de Naviraí, que é só um exemplo, tem projeção de aumentar em 2011 sua produção local em 20 mil peças de roupa, feitas sob encomenda para grandes empresas e até multinacionais, continua a saga a procura de gente que queira trabalho. Uma parceria com uma entidade com ligação estreita com a área de corte e costura, Seleta, é a nova tentativa que os empresários estão tentando. A torcida é para que dê certo.


Fonte: Naviraí Agora







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados