Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 09/08/2011
MS está preparado para Olimpíadas Escolares em 2013, diz Simone
Compartilhar Notícia


A vice-governadora Simone Tebet e a equipe de governo estiveram reunidas nesta terça-feira (9), com o Comitê Olímpico Brasileiro, ocasião em que foi manifestada a vontade política de sediar o evento e apresentada a estrutura de Campo Grande, uma das candidatas a sediarem as Olimpíadas Escolares em 2013. A reunião foi no Gabinete da Governadoria.


“Temos vontade de trazer as Olimpíadas Escolares de 2013 para Mato Grosso do Sul. Diante das exigências, estamos preparados para sediar o evento. É mais que um projeto de governo, é um projeto de Estado. Temos ginásios cobertos, instalações adequadas e a rede hoteleira está fortalecida para receber o evento. Acredito que o comitê ficará surpreso ao visitar os locais. Estamos à disposição para atender a todas as solicitações”, destacou a vice-governadora Simone Tebet. Em relação à pista de atletismo emborrachada, Simone afirmou que se Campo Grande for escolhida, a pista será construída.


Os jogos já foram realizados em Minas Gerais, no Paraná, em Goiás, no Ceará, no Distrito Federal e na Paraíba. “Queremos diversificar os locais dos jogos. Mato Grosso do Sul manifestou vontade política, que é o primeiro passo do processo. Agora, realizaremos as visitas técnicas e nos reuniremos com a rede hoteleira para definirmos algumas questões. Mato Grosso do Sul tem um esporte organizado e se destaca nos eventos nacionais”, afirmou o diretor do Comitê Olímpico, Edgar Hubner.


“As olimpíadas escolares são um grande incentivo para os atletas e um momento em que são garimpados os talentos para representarem o Brasil em eventos internacionais, principalmente nas Olimpíadas de 2016, além de promover a transformação da sociedade através de uma ferramenta educacional-esportiva”, afirmou Edgar.


Mato Grosso do Sul conta com cerca de 160 atletas preparados para disputarem as olimpíadas escolares, com destaque nas modalidades de atletismo, tênis de mesa, futebol de salão, basquete, natação e handebol.


Campo Grande concorre com outras quatro cidades para sediar os jogos: Belém (PA), Teresina (PI), Natal (BE) e João Pessoa (MG). O anúncio da cidade escolhida será feito no dia 28 de outubro deste ano. Se escolhido, Mato Grosso do Sul terá o direito de ter duas delegações, a de Mato Grosso do Sul e a de Campo Grande.


As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008), reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional.


O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas. A de 12 a 14 anos conta com a disputa de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A de 15 a 17 anos também tem 12 modalidades: inclui o taekwondo, mas não conta com o badminton. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.


Para participar das etapas, as escolas públicas e particulares devem se qualificar nas Seletivas Municipais e, posteriormente, nas Seletivas Estaduais. Em 2010, cerca de dois milhões de jovens atletas de todo o País participaram das fases classificatórias.


Fonte: Midiamax







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados