Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 23/10/2009
Naviraí: Crise não afeta setor de venda de materiais de construção
Compartilhar Notícia
Setor comemora o bom momento constatado especialmente no último trimestre (Foto: Jr Lopes)


O setor de venda de materiais de construção não tem tido reflexo negativo nas vendas, mesmo com a crise financeira mundial constatada nos últimos doze meses. Em Naviraí o setor comemora o bom momento constatado especialmente no último trimestre (julho, agosto e setembro), quando a procura por materiais de construção no varejo aumentou e provocou um aumento nas vendas que oscilou entre 11 e 15%.


Uma das lojas que atende consumidores de Naviraí e da região, a Cambaru Materiais de Construção, é um exemplo. O responsável pela administração da empresa explica que os financiamentos oferecidos pelos bancos públicos e mais recentemente pelos privados é um dos principais motivos para que a crise não afetasse o setor. Outro item positivo foi a isenção de várias mercadorias do setor da construção civil da cobrança do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que ajudou a conter os efeitos da crise e estimulou a economia.


O empresário lembra que o preço das ferragens estabilizou nos últimos meses, especialmente pela diminuição da exportação do produto e a necessidade de ampliação da comercialização no mercado interno. O preço de produtos de PVC (tubos, conexões e outros) também foi mantido.
Um dos principais produtos utilizados na construção civil, o cimento, também tem motivado o aumento das vendas do setor. Três anos atrás, chegou a custar R$ 21,00 e hoje é encontrado por R$ 19,00.


Financiamentos


Um dos exemplos de financiamento garantido através do Governo Federal é o programa “Minha Casa, Minha Vida”, que viabiliza o acesso à casa própria para famílias que possuem renda de até 10 salários mínimos. Os bancos financiam e as pessoas optam pela maneira e o prazo que melhor se encaixa às suas realidades. O empresário que administra a Cambaru Madeiras, lembra das inúmeras construções que estão surgindo tantos nos novos loteamentos, quanto nos bairros mais antigos de Naviraí.


Ele destaca que as perspectivas das empresas do ramo de materiais de construção, são boas para o fim de ano. Um aumento que varie entre 10 e 15% é aguardado para os meses de novembro e dezembro, visto que as pessoas querem cada vez mais investir em imóveis, por ser um investimento seguro. Fato que reflete de maneira positiva no setor da construção civil e na venda de materiais de construção.


Fonte: Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados