Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 22/10/2009
Índios ameaçam fechar escolas e novas invasões
Compartilhar Notícia

Os índios terena ameaçam invadir outras propriedades rurais e suspender as aulas em todas as áreas indígenas da etnia a partir de amanhã em Mato Grosso do Sul.


Segundo o porta voz do movimento, Agnaldo Terena, os índios querem resposta do poder público para o cumprimento da promessa feita em março deste ano, de que agilizariam a ampliação das reservas de 12,7 mil para 88 mil hectares.


Nesta quarta-feira, eles “retomaram” duas propriedades em Miranda, a 205 quilômetros da Capital. A primeira a ser ocupada por 300 índios foi a Fazenda Petrópolis, de propriedade da família do ex-governador Pedro Pedrossian. A outra foi a Chácara Água Branca.


Também promoveram o bloqueio da MS-446, que dá acesso às fazendas e aldeias da região. Uma liderança indígena confirmou o bloqueio das 9h às 13h de hoje. No entanto, segundo Agnaldo Terena, os índios apenas colocaram alguns obstáculos para reduzir a velocidade dos veículos. “Não estamos bloqueando BR”, destacou. “Mas se não for resolvido, aí vamos bloquear”, avisou.


Retomada – Os índios terenas da região decidiram iniciar um grande movimento que denominaram de retomada de suas terras na região de Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Sidrolândia.


A invasão começou sábado em Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande. Eles já ocuparam três áreas e até houve confronto entre os indígenas e a Polícia Militar. O caso teve repercussão nacional.


Hoje, eles invadiram duas áreas em Miranda. Uma liderança confirmou que eles decidiram entrar em áreas em Aquidauana amanhã. O objetivo é pressionar pela demarcação da área de Taunay Ipegue, que deve ser ampliada para 33 mil hectares.


Agnaldo Terena também avisou que outras fazendas serão retomadas em Miranda. Eles se queixam dos produtores rurais, que não aceitaram o pagamento das benfeitorias pela Funai (Fundação Nacional do Índio). O órgão tem R$ 5,8 milhões, mas apenas um dos 12 proprietários aceitou o pagamento.


Aulas – Os índios também prometem parar todas as escolas das reservas indígenas desta região amanhã e sexta-feira. Somente em Miranda, mil alunos indígenas deverão ficar sem aulas por, no mínimo, dois dias.


Fonte: Campo Grande News







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados