Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 04 DE JULHO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 19/07/2011
Naviraí deflagra campanha de tuberculose e hanseníase
Compartilhar Notícia
Campanha acontece aos finais de semana em Bairros da cidade (Foto: Divulgação)


A saúde pública de Naviraí vem realizando durante este mês de julho a campanha de Tuberculose e Hanseníase. Com duas etapas já realizadas, uma no Jardim Paraíso e outra no Vila Nova, a campanha segue nos dias 23 e 24 no PSF Ronan Marques  e de 30 a 31 no PSF Boa Vista.


De acordo com a coordenadora municipal do Programa de Controle da Hanseníase e Tuberculose em Naviraí, Maria Claudete Lunardi, as pessoas que sentirem os sintomas de uma dessas doenças podem procurar uma dessas unidades de saúde para dar início ao tratamento que é totalmente gratuito. “Nós examinados os casos, os valíamos, solicitamos exames e encaminhados para o Centro de Saúde Naviraí. Assim que for detectada a doença, damos início ao tratamento.”, disse.


Tuberculose


A transmissão da tuberculose é direta e ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação. Alguns pacientes podem não apresentar os sintomas ou estes podem ser ignorados por serem parecidos com os de uma gripe.


Tosse seca e contínua se apresentando posteriormente com secreção e com duração de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e rouquidão são os sintomas da doença. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.


Em Naviraí 25 pessoas estão em tratamento (prevalência), ou seja, juntamente com os casos antigos e novos. A meta prevista do Ministério da Saúde a estimativa anual para o município é de 30 casos para 2011. “Fazemos um mutirão em cada PSF de forma descentralizada, fazemos divulgação da campanha com plantão nos fins de semana, atendemos toda a demanda com sintomas de tuberculose”, ressaltou Maria Claudete.


Hanseníase


O município de Naviraí tem registrado atualmente 51 casos de pessoas de hanseníase em prevalência. Segundo dados da saúde municipal apenas este ano 21 casos foram detectados. Nos últimos 12 anos a prefeitura do município vem realizando campanha de combate a doença e mesmo assim esses números têm aumentado. “O aumento se deve pela grande procura de pessoas que tem nos procurado, mas a tendência do Ministério da Saúde é que os casos tendem a diminuir, e isso já vem ocorrendo”, avaliou.


A hanseníase (antigamente conhecida como lepra) é uma doença infecto contagiosa causada por um microorganismo (bactéria). Seus principais sinais e sintomas são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados