Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 20/10/2009
Crise: Municípios terão reunião nesta quarta na Assomasul
Compartilhar Notícia
Gerente de Finanças faz esclarecimentos na Câmara (Foto: Orisvaldo Sales)


O município de Naviraí vai aderir ao movimento nacional de protesto contra a queda de receita. A paralisação aqui no estado esta sendo coordenada pela Assomassul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), que considera a situação das prefeituras como de penúria.


Os prefeitos de reúnem nesta quarta-feira (21), às 14h, na sede da entidade em Campo Grande para definir a estratégia de atuação para o Dia Nacional de Paralisação que ocorrerá na sexta-feira. A ideia é fechar as portas das prefeituras em protesto, conforme adiantou o presidente da entidade, Beto Pereira (PSDB).


O movimento deve envolver as 78 prefeituras do Estado como parte do dia de paralisação organizado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios). Na prática, cada prefeito fará em seu município uma exposição, por meio de um telão, sobre o impacto da crise nas finanças públicas em decorrência da redução no FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do ICMS (Imposto sobre Mercadorias e Serviços).


A confirmação da adesão de Naviraí, foi feita ontem pela gerente de finanças do município, Sebastiana Olivia Nogueira Costa, que compareceu a Câmara de Vereadores para ser sabatinada pelos integrantes da casa. A gerente falou sobre os impactos da crise na receita da prefeitura e o que está sendo feito para evitar que os efeitos da redução dos repasses não acarretem maiores prejuízos, sobretudo ao funcionalismo.


A gerente de finanças confirmou que neste ano as perdas do município com arrecadação já se aproximam a 1,5 milhão de reais. “O maior problema é que a redução fez elevar o índice percentual gasto com pessoal” disse, ao demonstrar preocupação diante da expectativa de redução de mais 10 por cento do valor do FPM de Outubro, se comparado ao ano passado. A gerente representará a Prefeitura na reunião desta quarta-feira na Assomassul.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados