Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 07/07/2011
Safra de milho pode ter quebra de até 30%
Compartilhar Notícia
Safra de milho do sul de MS pode ter quebra de até 30% com estiagem e geadas (Foto: Reprodução/TV Morena)


Produtores de milho de Mato Grosso do Sul enfrentam prejuízos nas lavouras por causa das condições climáticas. A situação é mais preocupante no sul do estado, que registra as temperaturas mais baixas deste inverno. O frio e o tempo seco também atrasaram o desenvolvimento dos grãos e consequentemente a colheita.


Primeiro foi a estiagem, depois a geada, seguida de quatro dias de chuva. O resultado na lavoura de 800 hectares do produtor Neri Decian foi uma grande perda. A expectativa era colher 60 sacas por hectare, mas agora não deve passar de 20 sacas.


“Ainda vai ser um grão de má qualidade. Vai ter mais desconto na hora de entregar, ainda pagar frete. Praticamente só prejuízo”, diz o agricultor.


A produção foi plantada dentro do período do zoneamento agrícola, mesmo assim, a lavoura não cobrirá nem os custos com o plantio.


Os produtores que ainda não tiveram perdas tão significativas ainda enfrentam neste mês de julho outro desafio. As baixas temperaturas resultaram em um desenvolvimento mais lento dos grãos. Por isso, a colheita está atrasada e o milho ficará mais exposto a outras possíveis geadas, que historicamente são comuns neste mês.


De acordo com o agrônomo Ângelo Ximenes o milho precisa de precisa de uma temperatura acima de 15ºC para continuar se desenvolvendo e evitar perdas maiores. Por enquanto o atraso na colheita, e as baixas temperaturas devem reduzir a produtividade em cerca de 30% na região sul do estado.


“Se nós tivermos mais geadas, neste período que está entrando agora. Se essas frentes frias que estão chegando vierem com geadas, a safra fica muito comprometida. Porém, junto com isso, acredito que deve ocorrer também uma alta nos preços”, diz o agrônomo.


Fonte: TV Morena







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados