Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 20/10/2009
Parreira admite assumir seleção da África do Sul
Compartilhar Notícia

Joel Santana foi demitido do cargo de técnico da seleção da África do Sul nesta segunda-feira. O brasileiro vinha muito pressionado devido aos maus resultados: nos últimos nove jogos, oito derrotas e só uma vitória. Ele ficou à frente da seleção sul-africana durante quase um ano e meio.


De acordo com informações da TV Globo, o auxiliar Jairo Leal, também brasileiro, continua na comissão técnica. Isso seria indício de que Carlos Alberto Parreira, que antecedeu Joel Santana, pode voltar a treinar a seleção da África do Sul, anfitriã da Copa do Mundo do ano que vem.


- É possível a minha volta. Vou estudar com carinho, caso receba uma proposta. Sei que eles gostam muito de mim, pois evito que a seleção seja influenciada pela pressão de quem quer que seja. E lá a pressão é imensa - disse Parreira, que revelou que ainda não foi contatado pelos dirigentes sul-africanos.


Muitas críticas ao treinador


Joel foi convidado no primeiro semestre de 2008 para substituir Parreira, que se afastara devido a problemas de saúde da esposa, no comando da seleção sul-africana. Indicado pelo amigo que iria suceder, o técnico vinha de ótimo trabalho no Flamengo. Acabara de conquistar o bicampeonato carioca. A despedida do clube, porém, que era para ser festiva, terminou de forma melancólica, em maio: o time foi eliminado da Taça Libertadores ao perder por 3 a 0 para o América do México, em pleno Maracanã.


Na seleção, em junho de 2009, Joel chegou ao quarto lugar na Copa das Confederações, realizada no país e que serviu de ensaio para a Copa do Mundo de 2010. A África do Sul perdeu do Brasil na semifinal por 1 a 0, em jogo difícil para a equipe comandada por Dunga. E na decisão do terceiro lugar, derrota por 3 a 2 para a Espanha na prorrogação (na primeira fase, 0 x 0 com o Iraque, 2 x 0 na Nova Zelândia e 0 x 2 diante da Espanha).


Contestado quando chegou, Joel seguiu um verdadeiro martírio após a Copa das Confederações. As críticas de torcedores, jornalistas e dirigentes se sucediam. A maioria delas voltada para o que os sul-africanos chamavam de 'estilo excessivamente conservador do técnico'. A reclamação era de que a seleção atuava de forma muito defensiva.


Série de derrotas após Copa das Confederações


No início de outubro, a Associação Sul-Africana de Futebol (Safa, na sigla em inglês) anunciou que só tomaria uma decisão sobre Joel  após os amistosos contra Japão e Jamaica, marcados para 14 (em Johannesburgo) e 17 de novembro (em Bloemfontein), respectivamente. A federação chegou a criar uma comissão para avaliar o trabalho do treinador brasileiro. Foram escolhidos dois ex-treinadores da seleção e mais um profissional do ramo para fazer parte da comissão. O grupo, pelo jeito, acabou recomendando pressa na demissão.


Depois da vitória sobre a Nova Zelândia na Copa das Confederações, foram seis derrotas consecutivas. Até que a África do Sul de Joel Santana encerrou o jejum com um placar magro de 1 a 0 sobre a frágil seleção de Madagascar num amistoso. Depois, mais duas derrotas em outros amistosos: contra Noruega e Islândia, ambos fora de casa.


Fonte: O Globo







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados